home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
03/09/13
Setor de equipamentos e produtos de saúde cresce 6,5%
Pesquisa da Abimed referente ao 1º semestre aponta crescimento nas vendas
Da Redação

O balanço do primeiro semestre de desempenho do setor de equipamentos e produtos para a saúde registrou um crescimento de 6,5%, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Indústria de Alta tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed) realizada pela consultoria econômica Websetorial. O índice é superior à média dos outros setores da economia.

Segundo a associação, as vendas também registraram um crescimento, com índices de 8,6% de janeiro a junho deste ano. Foram 3.500 novos empregos em atividades industriais e comerciais do setor - 6,3% superior ao índice verificado no primeiro  semestre do ano passado.

O setor é formado por 13 mil empresas que respondem por 0,6% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Em 2012, o faturamento do grupo responsável por 120 mil empregos diretos na indústria e no comércio foi de US$ 9 bilhões.

“As manifestações populares e as pesquisas de opinião comprovam que saúde ainda é um grande desafio para o país. O Brasil enfrenta falta de leitos, de médicos, de equipamentos e sobretudo a má distribuição dessa infraestrutura entre os Estados”, comenta o presidente da Abimed, Carlos Goulart.

O executivo acredita que o crescimento registrado no primeiro semestre foi impulsionado pela demanda reprimida de produtos para a saúde no Brasil, causada por fatores como envelhecimento da população, aumento da expectativa de vida e ascensão das classes C e D. 

Defasagem - Um levantamento da Websetorial mostra que o Brasil tem 14,8 equipamentos de tomografia computadorizada para cada milhão de habitantes. Na Coréia do Sul, por exemplo, a relação é de 35,3 aparelhos por milhão e na Suíça de 32,3 por milhão.

A pesquisa com base em dados do Banco Mundial também aponta uma defasagem grande em equipamentos de ressonância magnética. O Brasil tem 5,3 equipamentos por milhão de habitantes, os EUA tem 31,5 aparelhos por milhão e o Japão tem 43,1 ressonância por milhão de habitantes.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.