home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
16/03/18
SUS vai oferecer novo tratamento para hepatite C
Introdução do elbasvir com grazoprevir gere economia de até R$ 87 milhões aos cofres públicos no primeiro ano de adoção
Da redação

O Sistema Único de Saúde agora oferece gratuitamente um novo medicamento para a hepatite C. O remédio é a combinação de duas substâncias - eselbasvir e grazoprevir - que tratam os tipos 1 e 4 do vírus. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (15). O medicamento estará disponível em 180 dias a partir dessa data.

Segundo o relatório de comitê que avaliou na nova droga, a introdução do remédio no país pode gerar uma economia de 68 a 87 milhões de reais no primeiro ano de adoção, em comparação com outros tratamentos disponíveis. O medicamento inibe a reprodução do vírus da hepatite C para que haja menos cópias no organismo e, com isso, menos sintomas associados. O índice de resposta é de acima de 90%.

Os efeitos colaterais mais recorrentes foram a fadiga e cefaleia. Anemia e AVC foram reportados em menos de 1% dos pacientes. O medicamento tem nome comercial de Zepatier e é produzido pela Merck, que tem sede nos Estados Unidos. A droga também está disponível no sistema de saúde do Reino Unido - que, como o SUS, também é universal. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a estimativa é que existam 1,4 e 1,7 milhões de pessoas com hepatite C crônica e que ocorram cerca de 10 mil novos casos anualmente.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.