home notícias Mercado e Negócios
Voltar Voltar
09/04/12
Um ponto no vazio - Hospital Santa Júlia (AM)
Instituição manauense leva para o Norte do Brasil o desafio de dotar de uma medicina com padrão internacional a região mais pobre do país
Danielle Villela

A região considerada a última fronteira do espantoso crescimento brasileiro ainda é um “vazio” quando comparada à história da ocupação do litoral brasileiro – mais rico e próspero. Com uma área superior a 3,6 milhões de km² – o que corresponde a mais de 40% do território do país –, os estados nortistas possuem juntos 1.729 instituições privadas de saúde, quase a metade do total existente apenas na Bahia, segundo dados do último levantamento realizado pelo IBGE, em 2009.

 

Nenhuma novidade para empresários locais e consultores, que citam como obstáculos as enormes distâncias geográficas, as dificuldades de relacionamento com as operadoras e falta de mão de obra especializada, seja nos níveis técnicos ou na alta cúpula. “Nosso setor privado está engatinhando, ainda nos falta capacidade de financiamento”, opina Adriano Terrazas, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Amazonas (Sinessam).

 

Segunda maior economia da região – atrás apenas do pará – e sede do principal polo de eletrônica do país, é justamente no Amazonas onde vem surgindo o que pode vir a ser no futuro uma espécie de “filial” de grandes hospitais, como Albert Einstein e Sírio-Libanês, no “coração do Brasil”. Pelo menos este é o desejo do médico e empresário Edson Sarkis, fundador e diretor-presidente do Hospital Santa Júlia, maior unidade de alta complexidade do Norte do país.

 

“Ainda não somos conhecidos nacionalmente, mas somos a unidade hospitalar com maior integralidade de serviços e resolutividade no estado do Amazonas”, garante. Inaugurada em 1980, a unidade foi responsável por implantar o primeiro centro de transplantes de rim da região, em 1995, além de ter sido pioneira na realização de fertilização in-vitro. Atualmente, o Santa Júlia investe R$ 30 milhões em um projeto de ampliação que deve inaugurar, ainda em 2012, uma UTI cardiológica coronariana com 13 leitos, 35 novos apartamentos e uma suíte de alto padrão, além de serviços de medicina nuclear, radioterapia, quimioterapia e unidade de check-up. Com a expansão, que inclui ainda melhorias no centro de cirurgia e obstetrícia, a instituição manauense passará dos atuais 30 mil m² de área construída para 36 mil m².

 

“O setor de saúde do Norte vem se desenvolvendo e possibilitando à sociedade local tratamentos antes só disponíveis nas regiões Sul e Sudeste”, ressalta Sarkis. Natural de Manaus e graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o fundador do Santa Júlia realizou o primeiro transplante de rim do Norte do país. O espírito empreendedor do cirurgião se reflete no pioneirismo do hospital, único no estado do Amazonas a fazer cirurgias cardíacas de alta complexidade em crianças, contando com 19 leitos de UTI neopediátrica.

 

A unidade também se diferencia das demais instituições de saúde amazonenses pelos serviços de radioterapia, medicina nuclear e day hospital. No total, a estrutura do Santa Júlia conta com 154 leitos, sendo 12 de UTI, e realiza, em média, 450 cirurgias mensais e 700 internações, além de 400 atendimentos diários no pronto-socorro adulto e infantil. O centro cirúrgico de 1 mil m² conta com dez salas, sendo uma delas inteligente, com dispositivo para transmissão de imagem integrada à tecnologia PACS, inspirada nas instalações do hospital norte-americano MD Anderson Cancer Center, do Texas.

 

Estratégia – Para se tornar uma exceção à regra e manter seu crescimento ao longo de mais de 30 anos de trajetória, a estratégia do Santa Júlia aliou planejamento dos processos internos e qualificação dos profissionais. “A carência de mão de obra especializada é um aspecto que torna a gestão de um hospital de alta complexidade um enorme desafio”, comenta Sarkis.

 

Desde maio de 2010, a instituição desenvolve programas de capacitação para seus colaboradores através do Centro de Ensino Santa Júlia, com cursos de qualificação técnica e atendimento ao cliente interno e externo, entre outros. Entre as vantagens do investimento, o diretor-presidente da instituição cita maior controle dos processos e mais rapidez nos resultados, além de redução de custos e do turnover. “Investir em programas de capacitação interna é condição primordial para que a organização possa se manter competitiva e com potencial de expansão”.

 

A meta para os gestores do Santa Júlia é obter a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) ainda no segundo semestre de 2012. Para isso, a instituição criou um setor de Gestão da Qualidade e implementou o programa 5S, com o objetivo de avaliar o desempenho e apontar as oportunidades de melhorias nas atividades assistenciais e administrativas. “Ser um hospital acreditado significa ter segurança dentro dos seus processos e isto começa na reorganização dos setores”, observa Salete Lima, gerente de Qualidade do Santa Júlia. Auditorias internas serão realizadas a cada dois meses, e a instituição firmou ainda uma parceria com a Fundação Dom Cabral, criando o Parceiros por Excelência (Paex). “Temos todas as condições de certificar o hospital”.

 

Em toda Região Norte, nenhuma instituição é certificada pela JCI, e apenas o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA), além do HSM e do Porto Dias, ambos em Belém (PA), são acreditados pela ONA. “Ainda falta estrutura e capacidade de implantar a qualificação. O Santa Júlia é um exemplo de instituição com serviços de alto padrão comparáveis aos existentes no Sul e Sudeste do país”, assegura Terrazas.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.