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24/01/12
Valoração da empresa ajuda a traçar planos estratégicos
Serviço de precificação para venda ou definição de planos de crescimento deve ser realizado por um profissional especializado
Da redação

Especialistas afirmam que muito de antes de pensar em vender uma empresa, o empreendedor deve estar preocupado em saber o seu valor no mercado.  Deter essa informação pode ser muito importante na definição de planos estratégicos futuros para aumentar o patrimônio. As informações são do Portal Exame.

 

“Quando se faz essa avaliação, identifica-se onde estão os pontos a investir e se dedicar e, assim, chegar ao valor que lhe convenha”, explica Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil, empresa de consultoria em intermediação de compra e venda de empreendimentos.  O serviço de precificação precisa ser realizado por profissionais especializados.

 

O contexto brasileiro, caracterizado por uma concorrência agressiva, carga tributária elevada e incertezas com os movimentos das taxas de inflação e flutuações no câmbio, é apontado pelo pós-doutor em Administração de Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) José Odálio dos Santos como obstáculos para as empresas. “Como resultado da conjugação desses eventos, muitas empresas deixaram de existir ou foram adquiridas por investidores/concorrentes por valores não compatíveis com seus reais potenciais de geração de receita", aborda o especialista em seu livro “Valuation, metodologias e técnicas para análise de investimentos do valor financeiro de empresas”.

 

Santos explica que o cálculo do valor de mercado deve começar a partir da coleta, análise e monitoramento de informações sobre riscos das atividades operacionais da empresa a ser precificada. Diversas metodologias devem ser levadas em consideração nesta análise, desde as versões dos empreendedores, até a dos compradores e investidores.

 

“Existem mais de 870 metodologias de avaliação de um negócio. Tem avaliação por fluxo de caixa, a mais usada quando a empresa não tem um histórico consistente, mas há projeção de futuro, de mercado, por comparação, por abordagem de ativos, entre muitas outras”, revela Gagliotti. Para o especialista, a principal dificuldade está na valoração da parte intangível do mercado, como contratos exclusivos, parcerias, lista de clientes ativos e valor da marca.

 

Para Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora, empresa de consultoria, também cabe ao processo de valoração pensar no futuro. “É preciso projetar as receitas da empresa, verificar o crescimento previsto do mercado e definir planos de negócios com diversos cenários”, conta.

 

Venda – Os especialistas também dão dicas sobre como tornar o processo de venda mais seguro. Para Gitahy, é preciso formalizar a venda. “É necessário definir bem os termos da negociação, registrá-los em contratos específicos – como acordos de confidencialidade e termos de valuation – além de garantir que todo o processo seja acompanhado por um advogado”, destaca.

 

A imparcialidade é outro ponto bastante importante no momento da definição do valor de venda. Empresas de consultoria como a Sunbelt, que faz a intermediação todo este processo, costuma cobrar pelos serviços valores que variam entre R$ 2,5 mil a R$ 20 mil.



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