home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
02/04/12
Amil desenvolve aplicativo para uso do Kinect em cirurgias
Aparelho, que reduzirá o risco de infecções, será instalado nos 28 hospitais controlados pela empresa de assistência de saúde
Da redação

A Amil, maior empresa de medicina de grupo nacional, desenvolveu um aplicativo para o uso do aparelho denominado Kinect nas salas de cirurgias durante os procedimentos. O aparelho permite que os médicos, apenas com o movimento das mãos, tenham acesso aos exames dos pacientes em uma grande tela sem precisar manipulá-los e nem sair da sala, o que reduzirá o risco de infecções. O aparelho adaptado será instalado nos 28 hospitais controlados pela Amil. As informações são do Portal Exame.

 

O aparelho Kinect foi desenvolvido para que os usuários do videogame Xbox pudessem jogar sem a necessidade de controles ou outros acessórios, utilizando apenas os movimentos do corpo. O mesmo poderá ser feito pelos cirurgiões. Apenas com movimentos das mãos, o médico poderá acessar informações em uma grande tela conectada a um computador ligado ao banco de dados. A ideia já se expandiu e instituições de saúde de outros países já demonstraram interesse em adotar o equipamento.

 

A adoção de outras aplicações para o sistema de controle de movimento Kinect - o gadget mais vendido na história da tecnologia – vinha sendo estudada pela Microsoft, sobretudo no setor de saúde. Um programa piloto foi implementado no Royal Berkshire Hospital, no Reino Unido, para o tratamento de pessoas que sofreram acidentes vasculares cerebrais ou outros traumas que os tenham deixado com limitações de mobilidade. Pacientes na unidade de reabilitação psicológica do hospital são estimulados a reagir a comandos e eventos na tela utilizando o Kinect. Os exercícios auxiliam na recuperação da mobilidade, coordenação e equilíbrio.

 

Na Espanha, uma plataforma Kinect vem sendo desenvolvida para permitir que médicos operem pacientes através de instrumentos controlados remotamente. O aplicativo pode salvar vidas em áreas inacessíveis. Nos seis primeiros meses após o lançamento, mais de 10 milhões de unidades do Kinect foram vendidas – a mais rápida do setor para qualquer gadget, de acordo com o Guiness World Records.

 

Tecnologias – A Amil vem fazendo investimentos constantes no desenvolvimento de novas tecnologias. No início do ano, a empresa disponibilizou um novo aplicativo, chamado Amil Médicos que permite o acesso ao Manual Merck, que contém o Código Internacional de Doenças (CID), bulas de medicamentos aprovados e disponíveis no site da Anvisa e ao Rol de procedimentos da ANS.

 

Em novembro de 2011, foi lançado um aplicativo para iPhone que mobiliza e facilita o acesso aos serviços e informações pelos clientes. A nova ferramenta, com download gratuito na Apple Store, além de reunir os dados do beneficiário, oferece consulta à rede credenciada, consulta de reembolsos e carteirinha virtual, que substitui o cartão impresso e pode ser utilizada em hospitais e laboratórios. Outra novidade foi a consolidação do serviço de agendamento de consultas online.

 

Amil Fundada em 1978, a Amil é a maior empresa de saúde do Brasil, de acordo com  a Agência Nacional de Saúde, e atende mais de 5,8 milhões de beneficiários nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e no Distrito Federal. A companhia também é a empresa de Medicina de Grupo com a maior Rede Credenciada do País, abrangendo mais de 3.300 hospitais; 54.900 consultórios e clínicas médicas; e 11.700 laboratórios e centros de diagnóstico de imagens.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.