home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
29/08/13
Aplicativo gratuito ajuda a manter iPad esterilizado
Estudo revela que uso diário do deBac-app reduz incidência de micróbios em até 98,1%
Da Redação

Cada vez mais adotados nas rotinas do ambiente hospitalar, os iPads podem ser grandes vilões na disseminação de contaminação nestes locais, segundo um artigo publicado no Journal of Medical Internet Research. O estudo realizado pelo pesquisador Urs Albrecht-Vito utilizou um aplicativo gratuito do iTunes da App Store, o deBac-app,  para investigar se os aparelhos estavam devidamente esterilizados. As informações são do site MobiHealthNews

Durante o estudo, dez novos iPads foram distribuídos de forma aleatória para membros de dez enfermarias clínicas por quatro semanas. As equipes tinham que utilizar diariamente o deBac-app e registrar os resultados. Depois deste período, os tablets foram novamente utilizados por mais quatro semanas pelo grupo, que não usou o saneamento diário. 

Ao final da pesquisa, foram comparados os usos de iPads em uma clínica com os aparelhos utilizados em outros ambientes. Albrecht-Vivo chegou a conclusão que houve uma redução de 98,1% de micróbios em ambiente clínico e de 99,4% em ambiente não-clínico.

"Com o intenso uso de ferramentas móveis  como tablets em setores clínicos, um método de desinfecção eficaz é uma necessidade", observa o autor do estudo. Uma pesquisa realizada em abril com 971 médicos descobriu que 74% deles já possuem ou planejam comparar um iPad nos próximos seis meses. O crescimento do uso do tablet da Apple no ambiente clínico chamou a atenção do pesquisador.

O aplicativo usado na pesquisa foi criado a partir da colaboração entre especialistas em higiene da Hanover Medical School, o Peter L. Reicherts Institute for Medical Informatics e o Frobese GmbH Informatikservices. O deBac-app ainda emite um aviso sonoro para lembrar os usuários a fazerem a limpeza do tablet diariamente.




PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.