home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
19/10/17
Ferramentas Health tech facilitam acesso à saúde e aproximam médicos de pacientes
Aplicativos e plataformas online engajam pacientes que dependem de medicação de uso contínuo; alerta mundial da OMS atenta para baixa adesão ao tratamento
Da redação

As ferramentas da chamada Health tech facilitaram o acesso à saúde ao aproximar médicos de pacientes. A tecnologia utilizada em aplicativos e plataformas online mudou o a vida de quem procura cuidar do próprio corpo com recursos que estimulam a prática de exercícios e cuidados com o bem-estar. A tecnologia mobile, mesmo com sua facilidade de acesso e uso, não parecia o suficiente para ajudar pessoas que sofrem de enfermidades mais graves e persistentes, conhecidas como doenças crônicas. Mas uma pesquisa mais aprofundada do problema mostra que as soluções móveis podem ter um papel importante para amparar o tratamento desses enfermos nas próximas décadas. O que parecia difícil é simples de resolver. 

Alerta mundial- Doenças crônicas não transmissíveis são um problema de saúde mundial. Não têm cura, são controladas pelo uso de medicação contínua e devidamente acompanhadas de orientação médica. Ocorre que a taxa de adesão ao tratamento é muito baixa: de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% dos doentes crônicos da população mundial não seguem o tratamento de longo prazo. 

No Brasil, a prevalência da baixa adesão não é o menos preocupante. Estudo intitulado "Fatores associados à baixa adesão ao tratamento farmacológico de doenças crônicas no Brasil", publicado na Revista Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), mostra que 30,8% ou 1/3 dos pacientes crônicos não se engajam no controle da doença com medicamentos de uso contínuo. De acordo com a pesquisa, um dos principais fatores que explica a baixa adesão é a falta de interação entre paciente e serviço de saúde. Por serem doenças que requerem um regime complexo de administração medicamentosa, o acompanhamento profissional é imperativo para o devido tratamento. Outra causa apontada pela pesquisa é o preço alto dos medicamentos que controlam essas doenças. Como a maioria dos remédios indicados não tem no Sistema Único de Saúde (SUS) e o preço nas farmácias costuma ser elevado, os pacientes pobres acabam desestimulados e abandonam o tratamento antes da melhora da doença. 

Atendimento mobile- É nesse cenário de baixa interação entre médico e paciente e dificuldades de acesso à saúde que a tecnologia mobile auxilia, oferecendo soluções que prometem ajudar o paciente crônico a manter o tratamento e, dessa forma, contribuir para a melhora da sua qualidade de vida.

É o caso do Doutor123, plataforma online que conecta pacientes a uma rede de médicos, clínicas e laboratórios que oferecem serviços de saúde a preços acessíveis. Para estimular pacientes de doenças crônicas a aderirem ao tratamento, a ferramenta organiza informações, lembretes e remarcações de consultas e exames recorrentes. "As informações são todas armazenadas em um BI robusto. Os clientes são contatados através de réguas automatizadas e disparadas por e-mail e SMS. Os dados sobre consultas e exames realizados também ficam disponíveis aos clientes e podem ser acessados no painel administrativo", conta Mauricio Trad, CEO do Doutor 123.

A empresa ainda coloca o paciente em contato direto com especialistas que podem prestar apoio no tratamento adequado das doenças. "Os profissionais podem ser acessados através do site no computador ou app no smartphone. Além disso, o paciente ainda pode entrar em contato por telefone, webchat e WhatsApp para ser assistido em suas buscas e também na hora de agendar consultas", afirma.

A ferramenta disponibiliza hoje mais de 51 especialidades médicas e mais de 800 tipos de exames, entre análises clínicas e de imagem. Para facilitar a localização de remédios de uso contínuo e orientar os pacientes crônicos a se cadastrarem em programas de benefícios que dão acesso a descontos promocionais na maioria dos medicamentos, a InterPlayers, grupo que desenvolve soluções tecnológicas com foco em saúde e bem-estar, lançou neste ano o aplicativo GoPharma.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.