home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
15/02/12
Aspirina ajuda a inibir disseminação de câncer, diz estudo
Médicos australianos descobriram que o medicamento ajuda a interromper as vias químicas que alimentam os tumores
Da redação

Cientistas australianos desvendaram o motivo pelo qual a aspirina ajuda a inibir a disseminação do câncer. Os médicos descobriram que a aspirina ajuda a interromper as vias químicas que alimentam os tumores. As informações são do Portal Exame.

 

"Nós demonstramos que moléculas como a da aspirina podem funcionar de forma eficaz na redução da dilatação destes grandes vasos e, assim, reduzir a capacidade dos tumores de se espalharem para lugares distantes", afirmou o pesquisador Steven Stacker, do Centro de Câncer Peter MacCallum, de Melbourne.

 

Os cientistas já suspeitavam que remédios antiinflamatórios não esteroides, como a aspirina, poderiam ajudar a inibir a disseminação da doença, mas não sabiam identificar como isso acontecia.

 

Durante estudos com células dos vasos linfáticos, os pesquisadores descobriram que um gene em particular mudava sua expressão em cânceres que se espalham, mas o mesmo não ocorria quando o câncer não se disseminava. Os resultados revelam que o gene é um link entre o crescimento dos tumores e a via celular que pode causar inflamação ou dilatação em vasos do corpo.

 

Quando os vasos linfáticos se alargam, a capacidade deles se tornarem linhas de suprimento para tumores aumenta. A aspirina atua justamente fechando a dilatação dos vasos. A descoberta dos pesquisadores australianos pode levar à produção de remédios novos e mais eficazes, que podem ajudar a combater tumores sólidos, como o de mama e o de próstata.

 

Um estudo publicado na revista médica The Lancet, em 2011, mostrou que as taxas de câncer de cólon, próstata, pulmão, cérebro e garganta foram reduzidos com a ingestão diária de aspirina. O efeito colateral é que o consumo diário do medicamente aumenta o risco de desenvolver problemas estomacais.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.