home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
08/10/14
Automatização nos hospitais permite agilizar atendimento
Prontuário eletrônico aumenta rapidez, confiabilidade e segurança
da Redação


O prontuário eletrônico foi implantado no Brasil em 2002, quando o governo definiu as regras para sua certificação e, graças ao registro eletrônico do histórico médico dos pacientes está sendo eliminado não só o uso do papel, como também o risco de ilegibilidade e a perda de informações, de acordo com artigo da Exame. 

O sistema permite que os médicos compartilhem e acessem, em tempo real, informações de seus pacientes, como internações 
anteriores, problemas de saúde, resultados de exames e histórico familiar. Os dados podem ser compartilhados com outros 
hospitais, laboratórios e entre especialistas, oferecendo mais agilidade e segurança aos atendimentos.
 
O uso de prontuários eletrônicos cresceu 57% entre 2001 e 2011 nos Estados Unidos. Oito em cada dez médicos norte-americanos dizem fazer uso do sistema. Segundo o Health Information Technology, essa tecnologia os ajuda não só a acessar as informações remotamente, como também receber alertas sobre o risco de uma medicação errada ou de resultados laboratoriais críticos. 

O Hospital do Coração, em São Paulo, implementou esse ano o prontuário eletrônico. O hospital pretende modernizar a área de tecnologia da informação e essa é apenas uma das várias medidas adotadas, entre quais estão o envio de uma mensagem SMS para o celular do paciente confirmando a consulta médica, a rastreabilidade de medicamentos com o uso de leitores de código de barras e a instalação, nas salas cirúrgicas, de equipamentos touchscreen que permitem com que os médicos controlem desde o tempo de anestesia até os medicamentos e materiais usados durante a cirurgia. 

As novas tecnologias permitem aumentar a rapidez, confiabilidade e segurança do atendimento ao mesmo tempo que os hospitais ganham tempo para dedicar-se ainda mais ao paciente. 



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.