home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
14/03/12
Biochip detecta doenças infecciosas em segundos
Com uma única gota de sangue, aparelho revela bactérias ou outros patógenos causadores do problema, além de várias condições fisiológicas
Da redação

Um minúsculo biochip pode acabar de vez com a demora na detecção de doenças infecciosas. O novo aparelho, desenvolvido por Jayne Wu e Shigetoshi Eda, da Universidade do Tennesee (EUA), permite a identificação de moléstias na hora, ao lado do paciente. Além disso, com uma única gota de sangue, o biochip também detecta as bactérias ou outros patógenos causadores do problema, além de várias condições fisiológicas. As informações são do Diário da Saúde.

 

"O tempo está na essência dos tratamentos das doenças infecciosas. Este aparelho tem potencial para salvar inúmeras vidas economizando tempo na detecção dessas doenças," disse o Dr. Wu.

 

Ainda segundo o pesquisador, o biochip pode ter um preço bastante acessível, se produzido em larga escala, chegando a superar o preço dos exames atuais. Além disso, economiza tempo. O detector de doenças infecciosas dispensa o envio para o laboratório, o uso de equipamentos caros e a manipulação por técnicos especializados.

 

Os pesquisadores começaram testando o aparelho em animais. Segundo os estudiosos, o biochip também pode ser usado também para detectar doenças comuns em rebanhos. O aparelho detecta tanto a tuberculose em humanos, quanto a paratuberculose, ou doença de Johne, no gado - essa doença nos animais não tem cura, o que torna sua identificação rápida essencial para que ela não se espalhe pelo rebanho.

 

A expectativa dos cientistas é que, com a ampliação do raio de ação do  biochip, a tecnologia possa ser empregada também para detectar outras doenças, como a presença de microorganismos em alimentos.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.