home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
05/04/12
Câncer de próstata: estudo questiona eficácia do PSA
Segundo Alta Autoridade de Saúde da França (HAS), o exame carece de eficiência para diagnosticar a doença
Da redação

Usado habitualmente para diagnosticar o câncer de próstata, a Prova do Antígeno Prostático (PSA) teve sua eficácia posta em dúvida pela Alta Autoridade de Saúde da França (HAS). As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

 

A confiabilidade do teste sofreu seu primeiro revés em 2010, quando a HAS anunciou que, aplicado à população masculina em geral, carecia de eficiência. O exame, que é acompanhado do toque retal, foi até a primeira década deste século considerado um bom indicador para medir a evolução da doença.

 

Agora, o órgão francês o descartou inclusive para os indivíduos "de risco", já que, apesar dos fatores de perigo conhecidos (idade, antecedentes familiares, origem africana e exposição a certos agentes químicos), atualmente a medicina não sabe nem o peso que tem cada um nem como interagem entre eles.

 

A HAS constatou também que até o momento não está provado que as pessoas com maior risco de contrair a doença, de evolução lenta, a desenvolvem de forma mais grave ou com maior rapidez, por isso o diagnóstico antecipado também não será útil.

 

Os responsáveis pelo estudo constataram também que os pacientes que se submetem a este exame estão suscetíveis a dar "falsos positivos", o que representa "riscos secundários", tanto de tipo físico, derivados da consequente biópsia para determinar se há câncer, como de tipo psicológico e sexual.

 

A HAS concluiu que os homens que se submetem o teste deveriam fazê-lo "com conhecimento de causa", sabendo que "este exame em algumas ocasiões termina em operações ou irradiações inúteis com duras consequências para a sexualidade e a continência de homens que ainda são jovens e ativos".



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.