home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
08/04/15
Cell-fies: Plataformas podem ser o futuro da medicina, dizem cientistas
Cientistas criaram película sensível que pode detectar vírus, como o HIV, dentro da casa do próprio paciente
Da redação

São Paulo - Pesquisadores das universidades de Stanford, Florida Atlantic e Harvard afirmaram, em um artigo publicado no site Scientific Reports, que no futuro e em alguns casos, a marcação de consultas médicas e a realização de exames em locais especializados poderão deixar de ser necessário.

Cientistas criaram uma película sensível que pode detectar vírus, como o HIV, dentro da casa do próprio paciente. A utilização da plataforma é simples. A pessoa precisa apenas colocar uma amostra de saliva ou sangue em cima da fita, que é feita de celulose e plástico flexível.

Cada filme é capaz de detectar um tipo específico de bactéria ou vírus e, caso as células de determinadas doenças estejam presentes, ela irá se tornar azulada, para se destacar do restante da amostra.

Em seguida, o paciente utiliza um aplicativo de smartphone para enviar uma foto da película para o médico fazer o diagnóstico. A provável nova prática esta sendo chamada de "cell-fie" — do inglês célula (cell) própria (self). O nome é uma brincadeira com o termo "selfie", que significa fotografar o próprio rosto.

De acordo com os pesquisadores, a nova tecnologia serve para detectar uma gama de doenças até nas áreas mais remotas do planeta e poderia ajudar os médicos no monitoramento de tratamentos. Além disso, as fitas podem ser utilizadas para encontrar bactérias em outras substâncias, como comida e água, para ajudar na prevenção de doenças veiculadas a alimentos.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.