home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
27/02/18
Cientistas avançam no uso células-tronco para doenças incuráveis
Pesquisadores americanos obtiveram resultados positivos em uma experiência com células-tronco extraídas da pele
Da redação

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, obteve resultados positivos em uma experiência com células-tronco extraídas da pele. A descoberta tem o potencial de tratar com sucesso doenças até agora incuráveis. Na pesquisa, os cientistas "reprogramaram" células adultas em células-tronco pluripotentes (iPSC, na sigla em inglês). Segundo um dos responsáveis pela pesquisa do Centro Gates de Medicina Regenerativa,  Ganna Bilousova, os testes desenvolvidos permitiram resolver a ineficácia registrada até o momento na hora de criar células-tronco a partir de células adultas.

Segundo Ganna, atualmente, de cada 1.000 células adultas, apenas uma ou duas chegam a ser iPSC. Ainda de acordo com ele, os pesquisadores do Colorado encontraram uma maneira que acelera drasticamente esse processo conforme melhora a segurança dessa tecnologia para aplicações clínicas.

Os cientistas se concentraram em doenças da pele e em reprogramar células sadias e doentes, ou seja, reativar certos genes não ativos em células adultas para transformá-las em iPSC. O novo método possibilita contar com uma quantidade ilimitada de células próprias do paciente, gerar as iPSC fora do corpo, manipulá-las geneticamente, transformá-las em células de vários tipos e transplantá-las ao paciente, ou usá-las para futuras pesquisas médicas. Agora o processo é menos tóxico e tão preciso que pode ser aplicado a uma só célula.

O diretor do Centro Gates da universidade e outro líder da pesquisa, Dennis Roop, acredita que a descoberta tem o potencial de ajudar a desenvolver tratamentos baseados em células-tronco adultas “para curar doenças até agora sem cura, como as epidermólises bolhosas” (EB), que tornam a pele mais frágil.

“Não existem tratamentos efetivos para EB, e a tecnologia iPSC dá a oportunidade de desenvolver uma tratamento corretivo permanente baseado em células-tronco para estas graves doenças que produzem bolhas na pele”, afirmou Gates.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.