home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
04/05/12
Cientistas criam sensores que vigiam pacientes pela roupa
Sistema sem fio leva informação sobre pressão sanguínea, a temperatura do corpo e o ritmo respiratório
Da redação

Pesquisadores da Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia que permite monitorar os pacientes à distância. Diversos sensores têxteis em nanoestruturas, que podem ser colocados no sutiã ou no colete, enviam informações sobre o paciente ao médico, ao hospital ou para o próprio paciente. Tudo é feito a partir de um sistema de vigilância sem fio. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

 

Os sensores se comunicam com um software através de um módulo leve e sem fio. Os dados são recebidos dentro de um smartphone, que compacta as informações e os envia.

 

"Nosso e-sutiã (sutiã eletrônico) permite uma vigilância contínua e em tempo real que identifica qualquer mudança patofisiológica", explicou em comunicado o professor de engenharia elétrica Vijay Varadan.



"É uma plataforma sobre a qual são integrados na tela vários sensores para a vigilância da saúde cardíaca", destaca Varadan. O sistema observa a pressão sanguínea, a temperatura do corpo, o ritmo respiratório, o consumo de oxigênio e algumas atividades neurais. "A roupa capta e transmite os sinais vitais de saúde a qualquer lugar no mundo", diz o professor Varadan.

  

Os sensores, que são menores que uma moeda, incluem fios de ouro e nanosensores têxteis flexíveis e condutores de corrente elétrica. Os sensores são formados por configurações de nanoeletrodos de ouro. Os inventores explicaram que os sinais elétricos e os dados fisiológicos captados pelos sensores se enviam ao módulo sem fio contido em uma pequena caixa de plástico.



O módulo, que é o componente sem fio crucial no sistema, é basicamente um computador com baixo consumo de energia, que inclui um amplificador, uma antena, um cartão de circuito impresso, um microprocessador, um módulo Bluetooth, uma bateria e vários sensores.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.