home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
30/10/14
Cuidados Paliativos: a nova especialidade adicionada ao UpToDate
Recurso de suporte a decisões médicas tem mais uma especialidade
da Redação

O UpToDate é um recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências e tem agora mais uma importante especialidade médica. Cuidados Paliativos é a nova oferta que abrange uma série de tópicos com foco na melhoria de sintomas e da qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças graves. 

O recurso foi desenvolvido pela Wolters Kluwer Health, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, e é a sua 22ª especialidade. Os cuidados paliativos simbolizam uma abordagem autêntica para cuidar de pacientes desde o nascimento até a morte.

A importância da nova especialidade deve-se principalmente à relevância de uma importante área no Brasil, que é a de assistência a idosos. Na maioria das vezes a rede de saúde concentra-se na prestação de cuidados essenciais e esquece-se das medidas que podem abrandar a situação de pacientes crônicos.

De acordo com André Rebelo, Gerente de Relações Públicas da Wolters Kluwer Health para o UpToDate, “Quando há sofrimento e doença terminal é fundamental que os médicos e enfermeiras tenham acesso às melhores opções de tratamento. Um recurso como esta especialidade ajuda a garantir que os médicos sempre tenham as ferramentas necessárias para oferecer o melhor atendimento. A ideia é tornar mais fácil a prestação dos cuidados e disponibilizar as mais modernas opções para o tratamento destes pacientes que sofrem, garantindo que estejam sujeitos às melhores decisões para seus cuidados”.

O Dr. Nathan Cherny, autor contribuinte do UpToDate explicou que se trata de "um grande avanço em um aspecto crítico do atendimento médico. Nenhuma especialidade escapa à responsabilidade da prestação de cuidados sintomáticos e de suporte a doentes crônicos ou a pacientes que se aproximam do fim da vida. Com a novidade, todos os médicos beneficiar-se-ão do acesso a tópicos baseados em evidências que apresentam a prática atual na medicina paliativa, escritos por líderes que são autoridades na área."

Cherny, que disse estar "muito orgulhoso de ter sido um parceiro nesta empreitada”, é professor associado de Medicina na Universidade Ben-Gurion do Negev, em Beer Sheva, Israel, Dr. Cherny e diretor de Serviços de Dores do Câncer e Medicina Paliativa (Departamento de Oncologia) no Centro Médico Shaare Zedek, em Jerusalém.

Esta nova especialidade surge depois mais de dois anos de uma extensa colaboração liderada pela Dra. Susan D. Block e pelo Dr. J. Andrew Billings, editores-chefe da especialidade. Juntos lideraram uma equipe de mais de 100 especialistas nesta modalidade médica no mundo inteiro. A equipe continua monitorando novos estudos e alterações na prática dentro da área em evolução.

“À medida que um crescente número de instituições de saúde que usam o UpToDate desenvolve recursos dedicados para cuidados paliativos, aumenta mais do que nunca a necessidade de oferecer um conteúdo profissional consistente e educação do paciente. Estamos focados em apoiar médicos, pacientes e seus familiares com as melhores respostas para perguntas desafiadoras que eles enfrentam em relação aos cuidados paliativos", afirmou a Dra. Denise Basow, vice- presidente/diretora geral, UpToDate na Wolters Kluwer Health, Clinical Solutions. 

o UpToDateCerca disponbiliza cerca de 150 tópicos médicos e de educação do paciente que fornecem recomendações consistentes baseadas em evidências para avaliação e administração da dor e de sintomas não relacionados à dor em pacientes em diversas disciplinas. 

A ideia é trazer uma abordagem interdisciplinar, tal como acontece em programas hospitalares emergentes de cuidados paliativos. Além disso, os tópicos integram as informações mais atuais sobre a especialidade à prática, incluindo questões médicas e psicossociais. 

A nova especialidade está disponível agora para assinantes do UpToDate. Os tópicos podem ser acessados online através do UpToDate Mobile App. 

O UpToDate é utilizado por mais de 850 mil médicos em 164 países e está presente em 90% dos centros médicos acadêmicos dos EUA. 

No Brasil, já utilizam o sistema UpToDate, inúmeras instituições de saúde, médicos e estudantes de medicina. 
Quatro dos cinco hospitais brasileiros presentes na lista LATAM Top 20 são usuários da solução.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.