home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
06/01/12
Engenheiro peruano cria prótese óssea com casca de coco
Dispositivo custa dez vezes menos que as próteses tradicionais feitas de titânio ou liga de metais
Da redação

O engenheiro peruano Walter Pardavé apresentou durante o 19º Encontro Científico Internacional, em Lima, uma prótese óssea feita a partir da casca de coco pulverizada. O protótipo, que custa dez vezes menos que uma prótese tradicional feita de titânio ou liga de metais, é uma réplica do osso úmero construída com material. As informações são da Folha.

 

“A casca de coco é muito resistente e é utilizada atualmente na indústria automotiva e de construção em alguns países desenvolvidos”, contou o pesquisador. Ele também explicou que a casca de coco pulverizada tem uma porosidade semelhante aos ossos, permitindo assim uma lubrificação quando articulada com um osso natural e a diminuição da possibilidade de rejeição por parte do organismo.

 

Pardavé realizou os testes médicos do “osso” feito de casca de coco com coelhos. Ele pretende realizar os testes em humanos ainda em 2012. “Obtivemos resultados satisfatórios que esperamos corroborar em testes com seres humanos para que o protótipo seja validado como uma prótese alternativa pela comunidade médica internacional”, afirmou.

 

De acordo com o pesquisador, a casca de coco tem capacidade de replicar em qualquer tipo de osso móvel como o fêmur, cúbito, rádio ou perônio. O material pode ser usado em casos de fraturas severas ou osteoporose. “Esperamos que no início de 2013 tenhamos resultados destes testes em seres humanos vivos para estarmos em condições de patentear o produto e posteriormente oferecê-lo ao mercado como próteses de baixo custo, que beneficiam principalmente os mais pobres”, revelou.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.