home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
09/02/12
ESA testa sistema de intervenções cirúrgicas no espaço
Projeto utiliza realidade aumentada para permitir que os astronautas cuidem da própria saúde
Da redação

A Agência Espacial Europeia (ESA) está testando um sistema de realidade aumentada que deverá ajudar astronautas a cuidarem da própria saúde no espaço. O projeto vai permitir até intervenções cirúrgicas de forma autônoma. O projeto foi desenvolvido por centros de pesquisa na Alemanha e na Bélgica. As informações são da Folha de S. Paulo.

 

O dispositivo, chamado Sistema de Diagnósticos Médicos e Cirurgia Assistida por Computador (CAMDASS, na sigla em inglês) primeiro coloca marcas de referências e faz um registro do corpo do paciente com uma câmera. Depois disso, sobrepõe sobre o campo de visão do usuário gráficos em 3D gerados por computador, que fornecem informação em tempo real.

 

Segundo a agência, a técnica começou a ser experimentada com exames de ultrassons, mas pode ser aplicada a qualquer procedimento médico. Os testes permitiram que usuários de um hospital em Bruxelas, na Bélgica, realizassem procedimentos médicos relativamente difíceis. O dispositivo mostra aos usuários de que forma colocar e movimentar o aparelho de ultrassom para exames. Ainda de acordo com a ESA, o avanço pretende garantir aos astronautas resolver problemas médicos sem a ajuda de terceiros.

 

A agência informou ainda que o projeto também poderá ser usado como um sistema de medicina via satélite, para prestar primeiros socorros em países em via de desenvolvimento ou na Antártida. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.