home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
23/03/12
Exame de sangue identifica ataque cardíaco iminente, diz estudo
Cientistas norte-americanos desenvolveram método que detecta risco de sofrer ataque cardíaco a partir de células
Da redação

Cientistas norte-americanos desenvolveram um exame de sangue que identifica pessoas com chances de sofrer um ataque cardíaco iminente. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

 

Os pesquisadores chegaram ao método depois de detectar que as pessoas prestes a sofrer um infarto do miocárdio têm um grupo específico de células profundamente alterado. O estudo, feito com 50 pacientes vítimas de ataques cardíacos e publicado na revista "Science Translational Medicine".

 

As células, conhecidas como endoteliais circulantes, ficam literalmente deformadas nesses pacientes. Além das distorções na aparência e no núcleo, elas também ficam mais abundantes em alguém que está prestes a sofrer uma parada cardíaca.

 

O caráter silencioso desses episódios torna ainda mais importante esse estudo. Em cerca de 50% dos casos de infarto, os pacientes não apresentavam nenhum dos fatores de risco consagrados, como diabetes, colesterol alto e tabagismo.

 

A relação entre as células endoteliais circulantes e os problemas cardíacos já era conhecida, mas não havia um método confiável para identificar exatamente em que nível essas mudanças aconteciam. A maioria dos exames não inclui este tipo de checagem.

 

"A habilidade de diagnosticar um ataque cardíaco iminente há muito tempo vem sendo considerado o Santo Graal da medicina cardiovascular", disse em nota Eric Topol, principal autor do trabalho e diretor do STSI (Instituto de Pesquisa Scripps), da Califórnia.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.