home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
13/02/12
Exame de sangue especializado poderá detectar síndromes
Resultados obtidos chegam a 100% de eficiência na descoberta da síndrome de Down
Da redação

Médicos anunciaram nos Estados Unidos um exame de sangue especializado, feito em grávidas, que conseguiu resultados até 100% precisos na detecção de quatro síndromes - inclusive a de Down - em fetos. Essa foi a primeira vez que um estudo de escolha aleatória e feito em diversos centros detectou tantas anomalias cromossômicas e com um resultado tão alto. As informações são da Folha Online.

 

Os números, anunciados em uma reunião científica no país, abrem a possibilidade de um teste pré-natal mais seguro e eficiente. O teste aumenta também as chances do casal optar por um aborto - que é ilegal no Brasil - em caso de diagnóstico positivo. Atualmente, o exame é feito com ultrassom e análise do líquido amniótico. O processo, no entanto, é considerado invasivo e aumenta as chances da grávida sofrer um aborto.

 

Para o estudo foram coletadas amostras de sangue de 2.882 mulheres que passavam por pré-natais de rotina em 60 locais, nos Estados Unidos. O objetivo foi detectar possíveis aneuploidias, que são células com número anormal de cromossomos.

 

A eficiência do estudo foi de 100% na detecção da síndrome de Down. O exame detectou 89 dos 89 casos. As outras síndromes checadas foram as de Edwards, Patau e Turner, que tiveram bom índice de acertos, mas não chegaram a 100% dos casos.

 

Para Debora Bertola, geneticista médico do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), a tecnologia promete. “Por ser um método não invasivo, deve facilitar a adesão”.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.