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10/12/13
EUA: Pesquisa mapeia comportamento de médicos em plataformas onlines
Dentre os hábitos dos médicos adeptos à tecnologias, destacam-se a adoção de sistemas de gestão para seus consultórios e o desenvolvimento de websites
Da redação

O portal ZocDoc, serviço de atendimento médico on-line, divulgou no mês de outubro o resultado da pesquisa anual Digital Doctor Survey, um benchmarking que aponta as tendências envolvendo tecnologia no setor de saúde e mapeia o comportamento digital dos médicos norte-americanos, como tecnologia de gestão e o comportamento destes profissionais em plataformas onlines. 

A pesquisa sugere que as opiniões de médicos nas redes sociais podem afetar as decisões dos pacientes e que eles estão conscientes disso. Cerca de 85% dos entrevistados monitoram as opiniões online e 36% monitoram os comentários dos seus concorrentes. Além disso, o ZocDoc pediu que os médicos classificassem as opiniões em uma escala de 01 a 10: 23% disseram acreditam que os comentários muito justos (08 a 10); 62% disseram que é apenas justo (04 a 07); e 15% disseram que não é justo (01 a 03).

Para o médico Keri Peterson, cliente do ZocDoc há três anos, os pacientes avaliam o serviço de saúde assim como hotéis e restaurantes. É importante, segundo ele, que os médicos estejam em acordo com esse contexto até que se chegue a um ponto em que todos os comentários se tornem confiáveis.

Tecnologia de gestão - Entre as tendências divulgadas, o ZocDoc descobriu que quase 75% dos médicos pesquisados implementaram um sistema de gestão em seus escritório. Isso é significativamente mais elevado do que as conclusões do US Department of Health and Human Services, que informou recentemente que cerca de metade dos médicos norte-americanos estão implementado um sistema de gestão em suas atividades.

"Clientes do ZocDoc tendem a adaptar-se rapidamente às mudanças ligaras a esse universo digital, o que provavelmente explica a disparidade", disse o fundador ZocDoc, Oliver Kharraz. "Estes profissionais de saúde estão mais conscientes de como eles podem utilizar ZocDoc e outros recursos digitais para melhorar as suas práticas. A tecnologia pode melhorar a eficiência e a reputação online. Mas o mais importante é que eles podem melhorar o acesso aos pacientes", completou.

Redes sociais - As plataformas de redes sociais são também ferramentas que alguns médicos empregam para melhorar a atuação no meio digital. Alguns relatórios sugerem que cerca de um terço dos pacientes utilizam as redes sociais para assuntos relacionados à saúde, e esse número está crescendo. E isso representa uma oportunidade considerável para que os médicos promovam não só as suas atividades, mas que se conectem com os pacientes.

Segundo o ZocDoc, 53% dos médicos pesquisados têm conta no Facebook e a utilizam em sua prática; 34% o Google +, 28% o LinkedIn, e 21% usa o Twitter. A utilização das redes sociais é 22% maior entre os médicos, com idades entre 26 e 55 anos, do que entre médicos entre 56 e 75 anos de idade. E cerca de 3 0% dos praticantes acreditam que não têm presença nas redes sociais.



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