O Brasil está no alvo da GE Healthcare como o primeiro mercado para o lançamento do Discovery NM 750b. O novo equipamento, que permite um diagnóstico de câncer de mama com maior precisão, será instalado no Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia de Brasília, no próximo dia 11 de novembro.
O sistema consiste numa nova câmera baseada em um composto de cádmio, zinco e telúrio, que detecta com maior precisão até mesmo as pequenas células cancerígenas. A cintilografia de mama com a Discovery NM 750b é capaz de diagnosticar três vezes mais o câncer do que em exames convencionais, principalmente em pacientes com mamas densas, e com menor uso de doses radioativas.
“A escolha do Brasil como primeiro mercado comercial se deve ao fato de que muitos pacientes deste país não têm acesso à ressonância magnética”, justificou gerente global de medicina nuclear da GE, Nathan Hermony. O equipamento já foi testado em outros países, como em Israel, em pacientes com contra-indicação a ressonância por ter metal no corpo, para avaliar a extensão da doença e na confirmação do diagnóstico de câncer de mana. Além disso, Europa e Estados Unidos já concederam autorizações para a venda do aparelho.
De acordo com a GE, o equipamento pode ser uma alternativa de baixo custo em relação aos aparelhos de ressonância magnética. A companhia prevê que o Discovery NM 750b custe cerca de U$ 550 mil comparado com os concorrentes, como por exemplo o 1.5Tesla MRI, cuja o investimento gira em torno de U$ 1 milhão.