home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
17/01/14
Google desenvolve lentes de contato para diabetes
Empresa já começou a testar o protótipo do novo dispositivo criado para monitorar a taxa de glicose nas lágrimas
Da redação


Brian Otis, líder do projeto Google X, mostra a lente de contato capaz de ler o índice glicêmico de uma pessoa através das lágrimas (Foto: Divulgação/Google)

O Google X Lab anunciou, nesta quinta-feira (16), que irá desenvolver lentes de contato que ajudarão pessoas com diabetes a controlar os níveis de açúcar. "Estamos testando lentes inteligentes fabricadas para medir a taxa de glicose nas lágrimas", explicaram os responsáveis pelo projeto, Brian Otis e Babak Parviz. Com informações da AFP e Reuters.

As lentes funcionam utilizando um pequeno dispositivo conectado a um detector de glicose em miniatura localizados em duas camadas do material com o qual são feitas as lentes de contato. Os testes clínicos estão em andamento, do mesmo modo que os procedimentos junto à FDA, agência de medicamentos dos EUA.


Lentes de contato desenvolvidas pelo Google para diabéticos podem ler taxa de glicose das lágrimas (Foto: Divulgação/Google)

Os protótipos das lentes puderam determinar a glicose nas lágrimas a cada segundo e os pesquisadores analisam a possibilidade de integrar sinais luminosos para alertar sobre níveis perigosos.

Reunião - Na semana passada a Bloomberg  noticiou que a Google Inc. enviou funcionários que pertencem a um grupo pesquisas secretas, Google X, para reunir-se com reguladores da Administração de Alimentos e Drogas (FDA), agência que supervisionam dispositivos médicos. 


Lentes funcionam utilizando um pequeno dispositivo conectado a um detector de glicose localizados em duas camadas do material (Foto: Divulgação/Google)

O encontro, em Silver Spring, Maryland, sede da agência, aumentou os rumores relacionados à criação de um novo produto que poderia utilizar biosensores da mesma unidade que desenvolveu os óculos informatizados, o Google Glass.

De acordo com o calendário público da agência, os funcionários da Google se reuniuram com funcionários da FDA que regulam dispositivos para olhos e diagnósticos de condições cardíacas. Na reunião, que envolveu pelo menos quatro funcionários da Google -- alguns com conexões com o grupo Google X --, foram realizaram pesquisas sobre sensores, incluindo lentes de contato que ajudam os portadores a monitorar dados biológicos. 

Leia mais:
>> Google se reúne com a FDA sobre lentes de contato com biossensores



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.