home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
13/10/14
Google lança versão teste de chats de vídeo com médico
Hangouts procura pessoas em busca de sintomas, oferecendo chamada para um potencial diagnóstico
da Redação

A Google está testando um novo recurso de busca que permite que os usuários possam possam iniciar chat de vídeo com um médico diretamente a partir dos resultados de pesquisa para doenças ou sintomas, de acordo com o portal do jornal The Guardian.  

A busca convida os usuários a escolher a opção "falar com um médico agora", que irá iniciar uma chamada de vídeo gratuito semelhante ao serviço de suporte do Google Helpouts, mas com um médico, para ir descrevendo os sintomas para um diagnóstico ou aconselhamento remoto. 

A versão teste foi detectada pela primeira vez pelo desenvolvedor web Jason Houle, que vive em Springfield, Massachusetts e trabalha para Walt Disney World, durante uma pesquisa sobre dor no joelho. Ele postou uma imagem da sua consulta virtual a partir de seu smartphone no Reddit. 


"Com base em sua pesquisa, acho que você está tentando entender uma condição médica", diz o Google na caixa de conselho que acompanha a capacidade de vídeo chamada com um médico. "Aqui você pode encontrar os prestadores de cuidados de saúde que você pode visitar através de chat vídeo." 

A Google afirmou que todas chamadas de vídeo para médicos feitas durante os testes, que se limitam a Califórnia e Massachusetts, serão gratuitos para os usuários e coberto pela Google. Nos EUA a maioria das visitas a médicos são pagas, principalmente pelo seguro de saúde. 

"Quando você está à procura de informações básicas de saúde - a partir de condições como insônia ou intoxicação alimentar - nosso objetivo é fornecer-lhe a informação mais útil disponível. Estamos experimentando este novo recurso para ver se ele é útil para as pessoas ", disse um porta-voz da Google ao Guardian. 

Esta não é a primeira tentativa da Google de usar o seu sistema de vídeo chat Helpouts, que conecta usuários a "especialistas" em vários campos usando uma versão modificada do serviço de chat de texto, áudio e vídeo. 


Desde 2013 que o Google Helpouts segue as normas do Health Insurance Portability e Accountability Act, que regula a confidencialidade dos dados do paciente, e começou a oferecer conversas de vídeo com os médicos para as pessoas com seguro de saúde do One Medical Group. Dessa forma, os pacientes poderiam solicitar uma consulta e chat vídeo com um médico com duração de 20 minutos. 

A decisão de avançar para os testes dentro dos resultados das buscas mostra o impulso permanente da Google para a indústria médica, que tem incentivos financeiros além de um interesse pessoal de fundadores da empresa. 

A indústria da saúde é um mercado potencialmente lucrativo para as empresas de tecnologia como a Google, no valor de cerca de 10% da economia dos países desenvolvidos. O setor de saúde dos EUA é valorizado em 3 trilhões de dólares, enquanto mais de 100 bilhões de libras são gastos anualmente no National Health Service, o sistema público de saúde do Reino Unido, de acordo com o Departamento de Saúde britânico. 

A Apple também mostrou interesse no mercado de saúde, mais recentemente, com é app Saúde recente que se integra com vários dispositivos médicos e quantificadas por conta própria, mas mantém a privacidade de dados do paciente.

Leia mais: Google lança novo set de aplicativos Google Fit 



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.