home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
20/03/14
Healthbook: aplicativo da Apple vai gerenciar exames
Central de saúde receberá dados através do iPhone e de outros dispositivos. Aplicativo deverá ser uma das principais novidades da Apple em relação ao gerenciamento de exames
Da redação

São Paulo - O Healthbook, central de saúde que receberá dados através do iPhone, do relógio inteligente iWatch e outros dispositivos, deverá ser uma das principais novidades da Apple para este ano em relação a gerenciar de exercícios físicos e exames de sangue. As informações são da Exame.

A Apple deverá incluir o Healthbook na próxima edição do iOS -- sistema operacional do iPhone e do iPad. O aplicativo foi descrito em um artigo publicado por Mark Gurman, do site 9to5Mac. O desenho do aplicativo, segundo Gurman, é baseado no Passbook, que faz parte do iOS e é utilizado como se fosse uma carteira virtual, com diversos cartões dentro.

No Healthbook, haverá um cartão com informações do usuário para emergências e também é possível que as informações fiquem disponíveis na tela de desbloqueio. Outros cartões seriam dedicados a atividade física, hidratação, sono, alimentação, peso corporal e diversos parâmetros médicos.

Muitas destes tipos de detalhes já são tema de apps para iPhone e Android. O Galaxy S5, da Samsung, tem até um sensor de batimentos cardíacos. E há apps que medem esse parâmetro usando a câmera do smartphone para detectar as pulsações.

Mas os planos da Apple parecem ser mais amplos. Nas imagens publicadas pelo 9to5Mac aparece a imagem de um cartão, identificado como “Bloodwork”, dedicado a parâmetros sanguíneos. De acordo com Gurman, as funções desse cartão ainda são um tanto vagas. Mas ele parece se referir a medições que são obtidas por meio de exame de sangue em laboratório, como as dosagens de colesterol e triglicérides. Atualmente, o laboratório entrega esses números ao cliente impressos ou num arquivo de texto que a pessoa baixa ou consulta na web.

É provável que a Apple esteja pensando em uma maneira de o laboratório enviar o resultado do exame de sangue diretamente ao Healthbook. Ela não é a única empresa com esse tipo de projeto. Há apps como o brasileiro Vitalbox que também caminham nessa direção.

O Healthbook também terá uma aba dedicada à dosagem de açúcar no sangue. É um parâmetro de especial interesse para os diabéticos. Existem, na App Store, apps como o Gluco Share que facilitam o controle da glicemia e encorajam o diabético a compartilhar suas medições para obter incentivo dos demais. Mas não está claro se a Apple está pensando apenas num registro da dosagem de glicose no sangue ou se ela pretende incluir funções sociais no app.

A Apple costuma apresentar novas versões do iOS aos desenvolvedores de aplicativos durante a conferência anual WWDC, que acontece em junho. É possível que as primeiras informações oficiais sobre o Healthbook surja nesse evento. Isso deve acontecer se a Apple quiser que outras empresas desenvolvam acessórios capazes de trabalhar com o Healthbook. Mas também é possível que a Apple espere até o lançamento do iPhone 6 ou até o lançamento do iWatch para revelar o Healthbook. 



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.