home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
24/03/16
Hermes Pardini é o primeiro laboratório do país a emitir laudos digitais
Alessandro Ferreira, diretor comercial do Grupo Hermes Pardini: a adoção da certificação digital objetiva garantir segurança e facilidade para os nossos clientes
Da redação

Belo Horizonte - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, em julho de 2015, que os laudos digitais emitidos pelos laboratórios devam apresentar Certificação Digital (a assinatura digital do profissional responsável pela liberação do laudo), de acordo com as diretrizes da ICP-BRASIL, que define as normas do uso da Certificação Digital no Brasil. A medida foi tomada com o intuito de garantir a autenticidade das informações e validade jurídica, pois o laudo assinado digitalmente dispensa o reconhecimento em cartório. 

No Brasil, o Grupo Hermes Pardini acaba de se tornar o primeiro do setor laboratorial a emitir laudos com Certificação Digital. A partir do mês de abril, os laudos digitais dos mais de cinco mil laboratórios de apoio do Grupo em todo o país terão a certificação digital desenvolvida pela VEUS, empresa com sede no Rio de Janeiro, especializada em tecnologia digital para a saúde em âmbito nacional.

“A adoção da certificação digital está em acordo com as boas práticas do Hermes Pardini em garantir segurança e facilidade para os nossos clientes. Por isso, além dos nossos laboratórios próprios, vamos estender a solução aos nossos cinco mil parceiros”, disse Alessandro Ferreira, diretor comercial corporativo do Grupo Hermes Pardini.

Importante destacar que a solução aplica-se somente aos documentos digitais, que são disponíveis através da internet. Os laudos impressos, que não são publicados em meios digitais, deverão ser assinados de forma manuscrita pelos profissionais responsáveis pela liberação.

Outros segmentos também estão adotando a solução, como a administração federal, o setor judiciário, as empresas de seguros, as empresas do mercado financeiro e os hospitais (neste caso, especialmente para Prontuários Eletrônicos de Pacientes (PEP)). O prazo da ANVISA para que os laboratórios de todo o país incorporem a Certificação Digital para os laudos virtuais encerra-se em junho deste ano.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.