home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
22/08/12
Hospital utiliza 'robô-doutor' na Irlanda do Norte
Máquinas são controladas à distância por médicos que se comunicam com pacientes e enfermeiros
Da Redação

A imagem de um robô-doutor circulando pelos leitos de uma enfermaria parece cena de filme de ficção científica. Mas esta situação já é realidade. Um hospital na Irlanda do Norte tornou-se o primeiro no Reino Unido a utilizar um robô guiado por especialistas em cuidados intensivos para atenderem à distância os pacientes.

O doutor Charles MacAllister é um desses especialistas que trabalha a quarenta quilômetros do hospital que hospeda o equipamento, o Daisy Hill Hospital, que não conta com uma unidade de terapia intensiva. MacAllister faz elogios ao uso das máquinas. "Há cerca de seiscentos robôs utilizados em hospitais de todo o mundo, com muito sucesso", comenta. "A primeira vez que eu ouvi falar do projeto tive algumas restrições, mas esta tecnologia oferece um grande benefício aos pacientes", elogia.

Autoridades do Departamento de Saúde da Irlanda do Norte afirmam que o equipamento não visa cortar gastos, mas sim aproveitar ao máximo o tempo de um médico. Os pacientes têm feito elogios, mas alguns estranham a falta de calor humano.

As informações são da BBC.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.