home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
01/11/11
Icesp é primeira instituição pública a adotar radiocirurgia
Técnica permite tratamento sem cortes através de terapia que envolve concentração de grandes doses de radiação
Adalton dos Anjos

O Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) é a primeira instituição pública no Brasil a adotar a técnica de radiocirurgia. Com o novo equipamento, os pacientes tratarão a doença sem cortes através de uma terapia que envolve a concentração de grande dose de radiação em um ponto específico.

 

O equipamento permite a realização de 30 atendimentos em radiocirurgia por dia, mas a capacidade total dele ainda não pode ser alcançada, por conta da estrutura do hospital. Os médicos também informam que nem todos os tipos de tumores são tratados com a nova técnica, apenas os primários ou metástases localizadas no pulmão e coluna vertebral, isolados com até cinco centímetros de diâmetro, podem ser curados.

 

Para o procedimento, o paciente tem uma imagem do tumor registrada, que servirá para posicionar o alvo que será submetido à radiocirurgia.  Mesmo com pequenas movimentações no tumor, o aparelho é capaz de se programar para não disparar contra tecidos saudáveis, com isso os usuários apresentam maior tolerância a nova técnica.

 

A duração do tratamento também é mais curta. É possível reduzir de 30 para cinco o número de radioterapias. “Mesmo sendo indicada para um perfil específico de pacientes, a técnica tem revolucionado a vida de muitas pessoas, que passaram a ter acesso, pelo SUS, a um tratamento de ponta e com mais qualidade de vida”, avalia o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

 

No Brasil, apenas instituições privadas ofereciam o serviço de radiocirurgia e a maioria delas está sediada em São Paulo. No Nordeste, o Instituto de Radioterapia, em Recife, e o Centro de Radiocirurgia de Natal, localizado na capital potiguar, também utilizam a técnica.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.