home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
17/12/14
Icesp (SP) utiliza robôs para treinar profissionais de oncologia
O Centro de Simulação Realística reproduz o cotidiano dos pacientes com câncer
Da Redação

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) utiliza robôs para simular o tratamento de pacientes com câncer. O Centro de Simulação Realística é o local onde profissionais da rede oncológica podem treinar procedimentos como injeção, coleta de sangue, intubação e ressuscitação cardiorrespiratória.
 
De acordo com Paulo Hoff, diretor geral do Icesp, os profissionais podem aprender a lidar com os imprevistos de maneira rápida e mais organizada. Para isso, o ambiente criado tenta se aproximar da realidade hospitalar.
 
Os pacientes-robôs têm batimentos cardíacos, abrem e fecham os olhos sozinhos, inflam o tórax para respirar e podem tossir e vomitar. As salas de treinamento são idênticas aos leitos e consultórios médicos do hospital. A ideia é que o estresse do momento de decidir como tratar os robôs imite o que aconteceria na realidade.
 
Depois de realizados, os procedimentos podem ser vistos e discutidos. O investimento para construção do centro foi de R$ 1,5 milhão.
 



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.