home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
08/03/12
Implantação de eHealth está atrasada no Brasil, diz Hummel
Especialista em Sistema de Informação, Guilherme S.Hummel diz que país está atrás de nações pobres, como Afeganistão e Índia
Da redação

Barreiras culturais e políticas e não mais econômicas estão impedindo o Brasil de implementar soluções de eHealth. A opinião é do engenheiro e pós-graduado em Sistema de Informação Guilherme S. Hummel.

 

Autor de três livros sobre a “Revolução Digital na Saúde”, Hummel diz que países menos desenvolvidos como Paquistão, Índia e até Afeganistão tem conseguido ganhos enormes ao introduzir as tecnologias de informação e comunicação a serviço da saúde.

 

“Os custos baixaram muito nos últimos anos, e continuam baixando. Eles não são mais o principal fator impeditivo. O caro é a não utilização das tecnologias. Meu entendimento é de que em média os custos do setor, pelo contrário, podem ser reduzidos de 30 a 50% com a implementação em escala de soluções eHealth”, analisa.

 

Para o especialista, fatores culturais e comportamentais enraizados nas instituições estariam impedindo o avanços do eHealth no país. “O problema de implementação das tecnologias no setor de saúde não é mais uma questão de custo, infraestrutura ou modelo, mas principalmente uma questão política e cultural", completa.

 

O problema é que, ao atrasar a implementação de políticas no setor, o Brasil pode ficar de fora do que Hummel entende ser a maior e mais densa revolução que acontece no mundo em tecnologia da informação em saúde, que é a área de teleHealth. “Notadamente as de telemonitoramento residencial e teleconsulta”, afirma.

 

Segundo Hummel, mesmo fora da cadeia de assistência, são crescentes os aplicativos de telefonia móvel voltados à prevenção, condicionamento (em especial de patologias crônicas), predição, controle de medicamentos, entre outros.

 

O engenheiro fará uma palestra no Rio de Janeiro, dia 15 de março, com tema "Inovação Tecnológica na Saúde". O encontro é promovido pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SindhRio), em parceria com o Grupo Fleury. Mais informações no site do SindhRio.

 

>> Leia também:

Alta tecnologia em home care: um potencial inexplorado

 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.