home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
19/06/12
Implante de válvula cardíaca é destaque de congresso em Salvador
Válvula aórtica da Medtronic será implantada durante o 34ª Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cirurgia Intervencionista
Da redação

O procedimento de implante de uma válvula cardíaca será um dos destaques do 34ª Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cirurgia Intervencionista, que acontece em Salvador, na Bahia, a partir desta quarta-feira (20).


O implante percutâneo da prótese da válvula aórtica é um procedimento minimamente invasivo que beneficia pacientes com estenose aórtica sintomática. A doença, que afeta aproximadamente 5% da população com mais de 75 anos, provoca a calcificação e estreitamento da válvula aórtica, responsável pelo controle de fluxo de sangue que sai do coração. Com isso, os pacientes apresentam sintomas como dificuldade de respirar, desmaios, angina do peito e insuficiência cardíaca.


Os médicos que visitarem o congresso terão a oportunidade de conhecer a técnica e praticá-la no simulador de cirurgias - um equipamento que simula as reações do organismo enquanto o médico treina o procedimento. A válvula foi desenvolvida pela Medtronic, uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo. 


“A estenose da válvula aórtica se torna incapacitante ao logo do tempo e se não tratada leva à morte,” explica Marco Antônio Perin, médico do setor de intervenção cardiovascular do Hospital Israelita Albert Einstein e do INCOR. ”A doença exige que o paciente limite muito suas atividades, mas depois da cirurgia a pessoa pode voltar a ter uma vida plena, se não houver outras limitações,” complementa.


O primeiro implante da válvula CoreValve foi realizado no Brasil em 2008. Até hoje foram feitos mais de 300 implantes com essa prótese no país, e mundialmente ela é uma das mais usadas para substituição percutânea da válvula aórtica. O sistema é composto por uma válvula de tecido pericárdico suíno que é implantada através de um cateter de perfil baixo. A ANVISA aprovou o produto no Brasil em outubro de 2007.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.