home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
09/11/11
Indianos criam nariz eletrônico que detecta tuberculose
E-nose é similar a um bafômetro e é considerado altamente preciso
Da redação

Cientistas indianos estão desenvolvendo uma espécie de “nariz eletrônico” que será capaz de realizar o diagnóstico mais rápido e preciso de tuberculose. A tecnologia poderá contribuir para reduzir os altos índices de morte pela doença no mundo; cerca de 1,7 milhão de pessoas morrem por ano vítimas da doença.

 

O E-note, que é alimentado por baterias, funciona como um bafômetro, que a polícia utiliza para detectar os bêbados no trânsito. O paciente deve soprar o equipamento, que terá sensores que captam biomarcadores de tuberculosenas nas gotículas de saliva e anunciam o resultado imediatamente. Desta forma, o diagnóstico instantâneo reduziria o tempo de detecção da doença, que hoje depende de testes de secreções que, além de serem mais caros, demandam mais dias.

 

Cientistas calculam que o aparelho poderá salvar cerca de 400 mil vidas por ano, em países em desenvolvimento, por conta do diagnóstico precoce. Para o desenvolvimento da tecnologia, os pesquisadores receberam um subsídio de U$ 950 mil da Bill and Melinda Gates Foundation e da Grand Challenges Canada, organizações que estimulam o desenvolvimento de soluções em saúde no mundo.

 

Os inventores, que contam com a colaboração do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia de Nova Déhli e da companhia Next Dimension Technologies na Califórnia, pretendem ter o protótipo pronto para os testes clínicos em outubro de 2013. Existe também a previsão da evolução do dispositivo para detecção de outros tipos de doenças como o câncer de pulmão e a pneumonia.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.