home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
12/05/15
Mayo Clinic inaugura instalações de terapia com feixe de prótons
Tratamento inovador diminui os efeitos colaterais e aumenta as chances de cura
Filipe Sousa

A Mayo Clinic inaugurou o Edifício Richard O. Jacobson, onde irá funcionar o programa de terapia com feixe de prótons, mas, por agora, a unidade apenas terá pacientes em observação, pois só começará a fase de tratamentos no final de junho. 

A terapia inovadora com feixe de prótons vem trazer melhorias à radiação oncológica de uma forma que diminui os efeitos colaterais e aumenta as chances de cura. De acordo com o Dr. Foote, responsável de Oncologia Radioterapêutica, e o Dr. Keole, responsável pelo programa de terapia por feixe de prótons, são os pacientes pediátricos que têm mais a ganhar com essa terapia, pois os tecidos em crescimento e desenvolvimento são particularmente sensíveis a danos involuntários provocados por radiação.

“Possuímos um sincotrón que acelera os prótons até dois terços da velocidade da luz, o que corresponde a 400 milhas por hora" (equivalente a perto de 650 milhões de kms/h), explicou Foote. Este tipo de tratamento é eficaz pela precisão e controle do feixe de prótons durante o ataque do tumor cancerígeno. Usando ímãs, os especialistas conseguem controlar o feixe para que apenas ataque a área pretendida, o que resulta em danos colaterais muito menores. “Os prótons tomam o caminho mais seguro para o tumor. O nível de radiação envolvido  a essa velocidade é muito reduzido e isso torna tudo mais seguro.”, acrescentou.

“Teremos capacidade para tratar até 1200 pacientes por ano. Este edifício foi concebido para durar por muitas décadas. Dessa forma, dezenas de milhares de pacientes poderão vir aqui para curar o câncer com risco mínimo e vivendo uma vida mais feliz e mais produtiva”, concluiu Foote.

O Edifício Richard O. Jacobson está localizado no campus da Mayo em Rochester, no estado do Minnesota, mas já existem outra unidade em construção, em Scottsdale, no Arizona, cuja abertura está programada para o início de 2016.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.