home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
05/04/18
Médicos do Hospital das Clínicas usam celular para monitorar cirurgias no cérebro
Iniciativa pioneira no mundo surgiu durante a pesquisa de doutorado do médico Maurício Mandel
Da redação

Cirurgias no cérebro agora são monitoradas através do celular por uma equipe de médicos do Hospital das Clínicas. A iniciativa pioneira no mundo surgiu durante a pesquisa de doutorado do neurocirurgião da instituição, Maurício Mandel. O trabalho foi divulgado no Journal of Neurosurgery, a publicação mais importante da área. O estudo destacou que todos os procedimentos foram bem sucedidos.

Para Mandel um dos pontos positivos do celular é que o aparelho permite maior concentração na cirurgia. "Você tira duas dúvidas na tela e foca de volta no campo cirúrgico e esse movimento é repetido diversas vezes durante o procedimento.
Voltar o foco do cirurgião e deixar ele exclusivamente no paciente, porque a tela do celular permite isso, quer dizer, você nunca tira atenção pro campo cirúrgico, isso tornou o procedimento mais fluido, seguro, intuitivo, muito diferente do que era feito antes em neuroendoscopia", explica.

O equipamento tradicional de endoscopia custa de R$ 200 mil a R$ 300 mil. O celular e o adaptador juntos saem por apenas seis mil reais. O plano agora é deixar os custos desse procedimento menores, tornando-os acessíveis em hospitais com menos estrutura, no Brasil e no mundo. Mais de 150 cirurgias já foram feitas pelos pesquisadores da USP.

O auxiliar administrativo Max Antônio dos Santos foi um dos primeiros pacientes submetidos à nova técnica. Ele se curou de um aneurisma. "Para mim foi um sentimento de alívio", afirmou. "Então assim, é tanto importante para nós da sociedade e pra tecnologia também, porque isso vai mostrar tanto pra gente aqui do Brasil e pro mundo afora aí."

A nova técnica virou notícia em países como Polônia, França e Indonésia. "Com ideias diferentes a gente consegue com certeza diminuir alguns custos e tornar isso muito mais disponível no brasil inteiro", disse o neurocirurgião.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.