home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
08/08/12
Microchip implantado no céu da boca é opção de tratamento para apneia leve
Aparelho fabricado pela Medtronic custa U$ 200. Para o tratamento são necessários de três a cinco unidades por paciente
Da Redação

Um microchip implantado no fundo do céu da boca, o chamado palato mole, promete tratamento para apneia leve por meio de um procedimento minimamente invasivo. Cada dispositivo custa cerca de US$ 200 e para o tratamento são usados de três a cinco implantes em cada paciente.

No Brasil, o procedimento será apresentado por médicos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital São Camilo, em São Paulo, durante um curso sobre diagnóstico e tratamento da apneia obstrutiva do sono. A técnica já é usada na Europa e nos Estados Unidos. 

O dispositivo foi aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, segundo a fabricante Medtronic, é capaz de reduzir em até 80% o ronco. De acordo com José Antonio Pinto, chefe do serviço de otorrinolaringologia do São Camilo, a técnica usa minúsculos implantes de polietileno - um tipo de plástico usado na área cirúrgica e em outros enxertos. 

No consultório, o paciente recebe anestesia local ou sedação e, por meio de uma pistola especial, os implantes são aplicados no fundo do céu da boca do paciente, onde ocorre a maior vibração.

A apneia é uma doença do sono caracterizada pela interrupção momentânea da respiração, seguida por ronco. 
 
As informações são do portal Estadão.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.