home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
15/07/14
Novartis licenciará tecnologia de lentes de contato do Google
Lentes para diabéticos poderão ler taxa de glicose das lágrimas. Produto ainda não tem data para chegar ao mercado
Da redação

São Paulo - A farmacêutica suíça Novartis fechou negociação com o Google e irá licenciar a tecnologia de lentes de contato inteligentes desenvolvida pela empresa para tratamento de pacientes com diabetes. As informações são da Reuters e do Estado de S. paulo.

Através de uma lente de contato equipada com microchips e antena, o dispositivo criado pelo Google permite o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue. Dessa forma, a lente de contato inteligente consegue gerar uma leitura do nível de glicose de uma lágrima a cada segundo, com o potencial de substituir a necessidade que pacientes com diabetes têm de furar seus dedos para testes com gotas de sangue ao longo do dia.

A Novartis desenvolverá o produto através da sua unidade de oftalmologia Alcon. De acordo com o presidente-executivo da Novartis, Joe Jimenez, em comunicado, este é um passo fundamental para ir além dos limites da gestão tradicional de doenças, "começando pelo o olho”.

A farmacêutica suiça quer utilizar o produto não apenas para o tratamento de diabetes, mas também para tratar pessoas com presbiopia, conhecida popularmente como “vista cansada”. A tecnologia das lentes poderia ajudar a ajustar o foco automático natural dos olhos para ver de perto.

Os termos financeiros do acordo com o Google, que dá à Alcon a oportunidade de desenvolver e comercializar a lente inteligente, não foram divulgados pela Novartis. Apesar da iniciativa das duas empresas, o produto ainda precisa ser aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês), para que possa ser comercializado.

Leia mais: 
>> Google desenvolve lentes de contato para diabetes



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.