home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
21/10/14
Rede social exclusiva para médicos reúne profissionais de todas as especialidades
Profissionais estarão mais conectados com outros estados
da Redação

O sucesso das redes sociais no Brasil nos últimos anos tem chamado a atenção de diversas empresas que passaram a investir nessas ferramentas de relacionamento online com foco em nichos de mercado específicos. 

O Ology é visto como uma excelente oportunidade de negócios e pretende ser uma rede social segmentada que tem como público-alvo médicos de todas as especialidades. 

O objetivo é auxiliar os profissionais, possibilitando a emissão de prescrição médica eletrônica, videoconferências e o e-Diagnosis, ambiente online de colaboração que possibilita a troca de informações que ajudem a avançar na conclusão de um diagnóstico. 

A rede, com tecnologia de ponta de código aberto, disponibiliza duas opções de contas: a padrão, que é gratuita, e a Premium, que possibilitará aos médicos aprofundar seus conhecimentos e habilidades através de atualização científica, discutir casos e opções de tratamentos com especialistas, e consultar a opinião ou pedir ajuda em diagnósticos mais complexos, possibilitando o desempenho de papel social ativo. 

Será possível também exercer atividades remuneradas participando de pesquisas. “Nós queremos ter o melhor e mais completo canal de conhecimento, comunicação e relacionamento dos médicos do Brasil”, diz Giovana Pieck, a especialista em marketing Giovana Pieck, que idealizou o Ology juntamente com Marc Schipperheyn, cofundador de uma das maiores agências de internet na Holanda.

O projeto está em fase de lançamento após três anos em desenvolvimento. Pieck explica que “ ideia foi unir a tecnologia e a saúde em um mesmo espaço. O uso de redes sociais exclusivas para médicos já é uma realidade nos EUA, na Europa e Ásia. São milhões de médicos conectados, colaborando entre si e fazendo uso de redes sociais exclusivas como instrumento de trabalho e como forma de alavancar o conhecimento”.

Segundo pesquisa recente divulgada pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), 98% dos usuários brasileiros de internet estarão cadastrados em alguma rede social até 2015. 

Marc Schipperheyn acredita que a tendência é a proliferação de redes sociais de nicho e privadas e explica que “são redes com finalidades específicas, que atraem pessoas com interesses em comum. Antes de serem ferramentas de marketing, as redes sociais são canais de comunicação que servem para estreitar o relacionamento”. 

Desta forma, as redes sociais têm sido utilizadas de diversas maneiras pelas corporações, agindo como aliadas para os negócios. 

O Ology foi desenvolvido e inspirado em duas das mais populares redes sociais existentes no mundo. O ambiente oferece ferramentas similares ao Facebook e ao LinkedIn, com adaptações feitas para atender às necessidades do público-alvo. 
No entanto, a integração entre público interno nas empresas por meio da criação de redes sociais privadas é também foco da empresa. A aplicação dessa solução nas corporações serve também para garantir a unicidade da equipe e integrar os colaboradores, incentivando a participação e a inovação em todas as esferas. 

Prescrição Eletrônica

O Ology oferecerá aos usuários a possibilidade de emitir receitas médicas eletrônicas por meio de parceria exclusiva firmada com a Sollis, empresa criadora do programa Euprescrevo, que tem como objetivo diminuir falhas nos processos como a prescrição médica ilegível, além de evitar, muitas vezes, riscos de falsificação de receita. 

O sistema beneficiará, também, pacientes que muitas vezes encontram dificuldades em decifrar as receitas, possibilitará aos médicos maior facilidade na prescrição e segurança na dispensação de medicamentos garantindo integralidade da informação.

Videoconferência

O Ology oferece recursos aos membros Premium para videoconferências com outros usuários da rede, além de criar reuniões virtuais e webinars que permitem rever as gravações posteriormente. 

De acordo com dados da Manhattan Research, mais de 2/3 dos médicos utilizam vídeos on-line para aprenderem e se manterem atualizados com informações cientifica.

e-Diagnosis 

O e-Diagnosis é uma ambiente online de colaboração para temas médicos que facilita a troca de ideias, opiniões e conhecimentos sobre um diagnostico mais complexo, possibilitando a obtenção de respostas rápidas e confiáveis em tempo real. 
A ferramenta permite ainda a postagem de fotos, vídeos e laudos para que os profissionais possam sugerir opções de tratamento. “É um tipo de crowdsourcing, uma enorme sessão de brainstorming para ajudar a avançar com diagnósticos por meio da troca de informações”, afirma Giovana Pieck. “Muitas condições clínicas têm natureza multidisciplinar e o e-Diagnosis ajuda a diminuir a complexidade destas condições, porque permite a interação entre diversas especialidades, de maneira fácil e rápida.

Parceria

O Ology, rede social exclusiva para médicos, firmou parceria com a Sociedade de Anestesiologia da Bahia (SAEB). A iniciativa visa 
aumentar a participação dos sócios da entidade em eventos científicos, além de promover transparência e incentivo na criação de uma conexão forte dos profissionais anestesiologistas baianos com os de outros estados.

A parceria beneficiará a sociedade, que terá profissionais mais capacitados no atendimento e conhecedores de diagnósticos específicos, cada qual com a sua especialidade, resultando em melhores atendimentos clínicos. 

Com o Ology, os profissionais estarão mais conectados com outros estados, promovendo o conhecimento especializado.

Os médicos estão cada vez mais conectados entre si e inteirados das informações que envolvem a sua profissão. De acordo com o site Doctors, do Reino Unido, 97% dos profissionais da área dizem que as redes sociais de nicho são a fonte mais confiável de dados.

Para Giovana Pieck, sócia do Ology, esta é a oportunidade para agregar ainda mais conhecimento. "Com esta parceria, os profissionais poderão interagir entre si e com outras especialidades, tudo em um ambiente fechado, seguro e sigiloso", explica. O Ology tem como missão melhorar a qualidade da assistência médica no Brasil, aumentando o acesso dos médicos ao conhecimento especializado.






PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.