home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
16/11/11
Pesquisadores criam “olho eletrônico” para analisar tumores
Um programa de computador promete interpretar a agressividade do câncer e ajudar oncologistas a reduzir erros
Da redação

Especialistas holandeses e americanos prometem revolucionar o método de analise feito por patologistas sobre a agressividade de tumores de mama através do “olho eletrônico”. O software, chamado de C-Path (patologia computacional), examina imagens biópsias e identifica 6.642 características do tecido adiposo, conjuntivo e do epitélio do órgão. As informações são da Folha Online.

 

O programa procura sozinho os traços ligados ao câncer e identifica quais são os mais relevantes para determinar o risco de morte da paciente nos próximos cinco anos. De acordo com informações dos pesquisadores, as características do câncer não foram predefinidas por um patologista antes do sistema apresentar o diagnóstico.

 

O método de detecção de câncer de mama usado atualmente é o mesmo há 80 anos: os médicos fazem o exame dos tumores através do microscópio e classificam-nos. Com o novo software, a interpretação da agressividade da doença será mais precisa e menos subjetiva, reduzindo assim os riscos de erros.

 

Os testes feitos na Universidade Stanford, nos EUA, com 576 mulheres com câncer de mama, tiveram os resultados publicados no periódico Science Translational Medicine. "É uma boa ideia, mas o teste precisa ser provado e reproduzido em uma quantidade maior de mulheres”, pondera o chefe do setor de mastologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira.

 

Ainda não há previsão do início da comercialização do sistema pelos próximos anos.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.