home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
19/04/12
Pesquisadores descobrem dez subtipos de câncer de mama
Resultados de análises de mais de dois mil tumores podem nortear tratamento no futuro
Da redação

Uma descoberta feita por pesquisas desenvolvidas por 20 cientistas de universidades britânicas e canadenses pode representar um grande avanço no tratamento contra o câncer de mama. Os pesquisadores descobriram que a enfermidade pode ter dez subtipos de tumores diferentes entre si. As informações são do "Portal Exame".

 

A pesquisa conseguiu identificar algumas das diferenças genéticas e moleculares entre os diferentes subtipos. O estudo analisou mais de dois mil tumores por meio da mais moderna tecnologia de raios X existente, durante um período de cinco anos. O resultado foi publicado pela revista científica "Nature".

 

"O câncer de mama não é só uma doença, mas dez doenças distintas, realmente diferentes entre si a partir do ponto de vista clínico e biológico, já que nelas intervêm diferentes genes. Isto representa uma perspectiva completamente nova de olhar o câncer", explicou à Agência Efe o pesquisador principal do estudo, o médico português Carlos Caldas, da Universidade de Cambridge.

 

Os pesquisadores encontraram dezenas de genes desconhecidos do câncer de mama. "Conseguimos identificar genes que eram muito abundantes em um tipo de tumor, mas que estavam praticamente ausentes em outros tipos", acrescentou Caldas. Com os resultados do estudo será possível elaborar tratamentos personalizados - consistentes em avaliar fatores como a informação genética, os antecedentes familiares e o histórico clínico do paciente.

 

Hereditariedade e imunidade - Apenas em um dos dez subtipos identificados os cientistas descobriram uma presença significativa de gene hereditário, denominado Bric1, que predispõe o câncer de mama. Entre os dez subtipos descobertos, um desconhecido até agora chama a atenção dos pesquisadores, já que todos os indícios apontam que o sistema imune seja capaz de reconhecer a presença da doença e tentar combatê-la.

 

"Surpreendentemente, neste caso observamos uma atividade interessante dos linfócitos, o que sugere que o sistema imune provavelmente reconhece estes tumores e reage contra eles", detalhou o pesquisador.

 

Caldas se mostrou animado sobre a possibilidade de investigar por que nestes tumores o sistema imune é ativado. "Poderíamos tentar encontrar formas para estimular o sistema imunológico para combater outros tipos de câncer de mama", disse.

 

Em nível biológico, as pesquisas serão muito mais precisas, porque é impossível para uma só equipe abranger toda a tipologia, opinou o médico, cujo laboratório vai se centrar em uma e duas classes de tumores. Embora não descarte que exista algum tipo adicional além dos dez identificados, Caldas acredita que estes são os principais e que, a partir de agora, os pesquisadores encontrarão as ramificações de cada um deles.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.