home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
22/08/16
Plataforma de pesquisa sobre exames laboratoriais cresce em número de usuários
Lab Tests Online BR tem 2,5 milhões de acessos e já é o segundo em popularidade no mundo. Presente em 17 países, plataforma é revisada por especialistas em patologia clínica
Da redação

Rio de Janeiro – Com o objetivo de informar e prover conhecimento gratuito para a população sobre os exames laboratoriais prescritos e as doenças relacionadas, a American Association for Clinical Chemistry (AACC) desenvolveu em 2001 o site de pesquisa Lab Tests Online (LTO). Em setembro de 2010, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) lançou o site no Brasil (Lab Tests Online BR - labtestsonline.org.br), que em 2015 alcançou a marca de 1,5 milhão de usuários (visitantes) e 2,5 milhões de acessos, mostrando-se importante fonte de consulta para a população.

Atrás apenas dos EUA, que possui aproximadamente 17 milhões de visitantes em um ano, o Brasil ocupa a segunda posição entre os 17 países que integram a rede Lab Tests Online no mundo (Alemanha, Austrália, China, Coreia do Sul, Espanha, EUA, França, Grécia, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Turquia).

Os exames laboratoriais são um importante elo de ligação entre os sintomas do paciente e o diagnóstico e prescrição de tratamento feitos pelo médico. Entretanto, a compreensão do paciente e de seus cuidadores sobre os exames pedidos e os decorrentes procedimentos ainda é bastante baixa no país. Dessa forma, a SBPC/ML, em parceria com AACC, tem apostado na solução como um canal promissor diante do crescente empoderamento do paciente sobre sua saúde.  

A plataforma, que também é útil como referência rápida e fonte de atualizações para o profissional médico, possui uma vasta lista de exames e esclarecimentos como: por que fazer o procedimento; quando fazer; a amostra necessária e se há alguma necessidade de preparação. Além disso, explica o significado e sintomas de determinadas doenças e exames de triagem. Todo o conteúdo é elaborado e revisado por médicos especialistas em patologia clínica associados à SBPC/ML.

“Centenas de pessoas a cada mês já aprendem mais sobre seus testes laboratoriais e certamente compreendem melhor as orientações de seus médicos, podendo fazer escolhas com maior consciência”, disse o presidente da SBPC/ML, Alex Galoro. No mês de junho, a página do Lab Tests Online BR obteve aproximadamente 500 visualizações e 260 visitantes. 
 
“Hoje o paciente busca informação na internet para tomar decisões sobre sua saúde e o LTO está totalmente preparado para atender essa demanda, já que disponibiliza informações de qualidade sobre uma área técnica, mas de extrema importante no processo do cuidado”, ressaltou Galoro.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.