home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
16/09/13
EUA: Profissionais de saúde exploram tecnologia e economizam em atendimento
Programa desenvolvido na University of Virginia já ajudou a atender 33 mil pessoas em 40 especialidades
Da Redação

Um país de extensão continental, que precisa desonerar o setor de saúde, mas que necessita oferecer atendimento médico à população em todos os cantos. A problemática comum a vários países, inclusive o Brasil, está sendo solucionada nos EUA com tecnologia. Um software semelhante ao Skype tem ajudado a diminuir os problemas de acesso de cerca de 33 mil pessoas na Terra do Tio Sam. As informações são da Time.

O programa desenvolvido pela University of Virginia, centrado em telemedicina ou uso de comunicação eletrônica para troca de informações entre pacientes e médicos, ajudou a economizar 12 milhões de quilômetros em viagens. Através do Center for Telehealth, médicos de 40 especialidades em parceria com 108 hospitais comunitários, clínicas gratuitas e escolas fornecem atendimento aos pacientes.

De acordo com o diretor do escritório de telemedicina do Centro, David C. Gordon, a tecnologia foi responsável por reduzir os partos prematuros em 25% somente com a comunicação pelo programa entre pacientes e médicos separados por centenas de quilômetros. "Ela salva vidas, economiza funções e reduz custos", defendeu o diretor.

Outro resultado que comprova os benefícios do sistema de telemedicina é a redução da readmissão de 1.200 pacientes com insuficiência cardíaca em 50%, em Boston, segundo o Partners HealthCare, organização em fins lucrativos comprometidos a pesquisas e ensino na área de saúde. 

Os especialistas preveem que será necessário reduzir pagamentos aos hospitais com taxas de readmissões excessivas em 2% até 2014. Com os avanços da telemedicina, os médicos podem acompanhar os pacientes fora do hospital pelo computador ou smartphone, diminuindo as taxas de readmissão e evitando penalidades. 



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.