home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
05/09/13
Programa ajuda na detecção de câncer de pulmão
Software apoia médicos a avaliar mancha em exames de tomografia
Da Redação

Pesquisadores criaram um novo programa de computador que ajudará médicos a eliminar erros na detecção de manchas de pulmão em exames de tomografia. O software é capaz de identificar se a mancha é cancerosa ou não. As informações são da Exame.

O método está descrito na edição da New England Journal of Medicine. Ele ajudou a definir corretamente se 9 de 10 manchas eram malignas.

Pesquisas indicam que 25% das cirurgias feitas após exames de tomografia computadorizada são desnecessárias. "Agora, temos evidências de que nosso modelo e calculadora de risco podem prever com precisão quais anormalidades que aparecem em uma primeira tomografia requerem um acompanhamento, como uma nova tomografia, uma biópsia ou uma cirurgia, e quais não", explicou Stephen Lam, um dos autores do estudo.

O novo método inclui uma calculadora de risco, que avalia sexo, idade, histórico familiar, enfisema, localização do nódulo e outras características. Os resultados se apoiam na tomodensitometria, uma técnica de geração de imagens médicas tridimensionais auxiliada por computador.

Mais de 3 mil pessoas foram submetidas ao exame de tomografia. O modelo ajudou a determinar corretamente em 94% dos casos se o nódulo era ou não canceroso. Pequenos nódulos enganosos com no máximo 10 milímetros foram diagnosticados em 90% dos casos.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.