home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
10/02/15
Programa de telemedicina chega a Torres (RS) e agiliza assistência
Uma das três estações foi instalada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e compartilha informações e imagens à distância em tempo real
Da redação

O município de Torres, no Rio Grande do Sul, realizou upgrade na assistência à saúde com a instalação de uma estação de telemedicina no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, integrante do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD). O novo sistema agiliza o atendimento de casos mais complexos ao permitir consultorias remotas em tempo real entre médicos de diferentes especialidades, interligando a rede de assistência e evitando deslocamentos de pacientes.

A implantação do Programa Telemedicina no SSMD iniciou-se em novembro com treinamento e cadastro de equipes médicas e de enfermagem para utilização dos consoles, num total de cerca de 35 profissionais. Atualmente há três estações instaladas, uma na emergência do Hospital Mãe de Deus, outra na sala de estabilização do Mãe de Deus Center e uma terceira na emergência do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), em Torres, o hospital da rede mais distante da central. “Podemos levar consultoria especializada para áreas de baixa e média complexidade”, afirma o coordenador do Programa Telemedicina SSMD, dr Luciano Eifler.
 
Nos três locais estão os “robôs”, consoles com equipamentos móveis dotados de telas de computador, câmeras de alta resolução, eletrocardiograma e oximetria bluetooth permitindo, por exemplo, que o médico envie os sinais vitais de um ponto a outro e receba dados em tempo real (telemetria), agilizando diagnósticos e tomada de decisões. As estações, que podem ser facilmente deslocadas, também dispõem de estetoscópio e dermatoscópio e têm um sistema de conexão wi-fi com autonomia de quatro horas.
 
Com essas facilidades tecnológicas, a discussão de casos clínicos mais complexos pode ser feita remotamente 24h/dia entre profissionais de diferentes especialidades e onde eles estiverem. Em relação a Torres, o diretor técnico do HNSN, dr Marcelo Fagundes, considera que “é um avanço que irá permitir a discussão de casos mais complexos sem necessidade de transferência de pacientes”, citando a neurologia como uma das áreas beneficiadas.
 
Mobilidade - O serviço de telemedicina comporta também aplicativos para conexão com diferentes plataformas como aparelhos de celular, com ganhos de mobilidade e permitindo que o médico mesmo distante das estações possa remotamente fazer acompanhamento de um caso. As soluções adotadas são fornecidas pela norte-americana Medweb, uma das maiores empresas mundiais do setor há 23 anos no mercado e que tem entre seus clientes de telemedicina as Forças Armadas dos EUA e as universidades de Miami e da Califórnia.
 
O tema telemedicina ganhou destaque no SSMD ainda na fase de preparativos para Copa do Mundo, quando o Hospital Mãe de Deus foi um dos escolhidos como referência para atendimento durante os jogos em Porto Alegre. A experiência foi bem-sucedida com a implantação de uma central de telemedicina com médicos treinados para apoio a toda a rede de Emergência do Hospital. Houve três atendimentos durante os jogos no Beira-Rio e 30 atendimentos na sala de triagem.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.