home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
18/10/11
Real Hospital Português implementa projeto de rastreabilidade
Instituição pernambucana investe R$ 800 mil em sistema de gerenciamento remoto de ativos
Danielle Villela

O Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco irá finalizar, neste mês de outubro, a fase inicial de implantação do projeto de rastreabilidade por meio de RFID - Radio Frequency Identification. Com investimento total de R$ 800 mil, o sistema será utilizado na localização e controle das condições e do status dos ativos móveis. “Nosso objetivo é otimizar o gerenciamento remoto dos equipamentos e da temperatura dos refrigeradores e congeladores”, afirma Ademir Novais, Gerente de Tecnologia da Informação da unidade.

 

O executivo destaca que os resultados serão identificados principalmente na segurança e nos custos operacionais. “Vamos intensificar os cuidados e evitar situações como necessidade de manutenção de certos equipamentos por controle inadequado da temperatura das salas”, planeja. “Esperamos obter retorno dos investimentos em até dois anos”.

 

Neste primeiro momento, estão sendo instaladas antenas para rede wireless em toda a instituição, que conta com 584 leitos em aproximadamente 117 mil metros quadrados de área construída. “A estrutura wireless irá atender a necessidade de controle dos ativos, mas também facilitará certos procedimentos e possibilitará que novos serviços sejam oferecidos ao paciente”, antecipa. Além de preparar sua infraestrutura para acolher o sistema de rastreabilidade, a instituição também vem realizando treinamentos de suas coordenações e dos profissionais de engenharia clínica.

 

De acordo com o executivo, a segunda fase do projeto será realizada até o final do mês de novembro, com identificação dos equipamentos através de tags, etiquetas com dispositivos eletrônicos para medição e transmissão de informações digitais. “Pretendemos catalogar 200 ativos inicialmente, sobretudo aqueles localizados em salas que exigem controle de temperatura”, explica o executivo. Posteriormente, o sistema será ampliado para os demais ativos móveis da instituição, em integração com o setor de segurança, evitando que alguns equipamentos sejam retirados de determinadas áreas do hospital.

 

O projeto de rastreabilidade do Real Hospital Português está sendo desenvolvido em parceria com a Aeroscout, provedora de soluções de Varredura de Ativo e responsável pela implementação do sistema do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.