home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
05/12/11
RJ: Inca é o 1º hospital público a usar robô em cirurgia
Equipamento deverá chegar em fevereiro de 2012 e implantação está prevista ainda para o primeiro semestre
Da redação

O Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro será o primeiro hospital público no país a utilizar robôs para a realização de cirurgias. O equipamento, que chegará a instituição entre janeiro e fevereiro de 2012, deverá começar as operações até o final do primeiro semestre. As informações são da Folha Online.

 

Atualmente, apenas três hospitais paulistas realizam cirurgias robóticas no Brasil. O Hospital Albert Einstein e o Hospital Oswaldo Cruz, que fará a sua primeira operação deste tipo esta semana, possuem um robô, já o Sírio-Libanês dispõe de dois equipamentos deste tipo.

 

O coordenador da cirurgia robótica no Hospital Oswaldo Cruz prevê um momento de popularização da tecnologia com a sua chegada ao SUS. “Quando o robô for para o SUS e treinarem residentes, aí sim teremos mais cirurgiões especializados. O pessoal mais velho não tem tempo e paciência, não quer parar tudo e estudar fora” afirma.

 

Em 2008, foram realizadas 160 cirurgias robóticas no Brasil e neste ano a previsão é de 611 procedimentos. Especialistas ainda prevêem que o número de cirurgias deste tipo tende a aumentar por conta da queda dos preços dos equipamentos motivada pelo lançamento de robôs na Alemanha, Japão e Canadá. 



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.