home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
18/01/12
Roche: novo medicamento para tratar melanoma metastático
Droga conseguiu reduzir em 63% o risco de morte e em 74% o risco de morte ou de progressão da doença, quando comparada à quimioterapia
Da redação

A Roche, maior empresa de biotecnologia do mundo e uma das líderes mundiais na pesquisa de produtos para a saúde, anunciou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Zelboraf® (vemurafenibe), para uso no tratamento de melanoma metastático, tipo mais grave de câncer de pele, que detém a mutação do gene BRAF V600E, observada em metade dos casos da doença. A droga, aprovada em agosto de 2011 pela Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos Estados Unidos, conseguiu reduzir em 63% o risco de morte e em 74% o risco de morte ou de progressão da doença, quando comparada à quimioterapia.

 

De acordo com o estudo clínico internacional BRIM 3 – estudo multicêntrico global - o tempo de sobrevida livre de progressão da doença foi de 5,3 meses para o grupo de pacientes que foram tratados com a nova droga e 1,6 mês para aqueles cujo tratamento foi quimioterapia.

 

Zelboraf® (vemurafenibe) é uma pequena molécula inibidora de quinase, de uso oral, indicada para tratamento de pacientes com melanoma metastático ou não ressecável, no qual foi detectada a mutação BRAF V600E por meio de um teste de diagnóstico. A droga vem sendo codesenvolvida, mediante um acordo de licença e cooperação de 2006, pela Roche e pela Plexxikon, empresa do Grupo Daiichi Sankyo.

 

A Anvisa também aprovou um novo teste da Roche para diagnóstico da mutação em melanoma avançado, o cobas® 4800 BRAF V600, já aprovado pela FDA. O método, um exame de diagnóstico por PCR (reação em cadeia da polimerase), apresenta maior sensibilidade e especificidade em relação ao sequenciamento convencional, além de reportar os resultados de forma rápida. “Trata-se de um bom exemplo de medicina personalizada, uma vez que podemos identificar previamente e selecionar aqueles pacientes que apresentam potencial para ter uma melhor resposta ao medicamento”, afirma o diretor médico da Roche, Maurício Lima.

 

Melanoma metastático e BRAF - Quando diagnosticado precocemente, o melanoma costuma ser uma doença curável. Entretanto, quando avançado, tem alta probabilidade de se disseminar para outras partes do corpo e se tornar altamente letal.  O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 6.230 pessoas sejam diagnosticadas com a doença em 2012.

 

A proteína BRAF é um componente fundamental da via MAPK, que participa dos processos normais de crescimento e sobrevida das células. Mutações que mantêm a proteína BRAF em estado ativo podem provocar excessiva sinalização nessa via, levando a descontrole do crescimento e da sobrevida das células4.

 

Roche - Com sede em Basileia, na Suíça, a Roche atua nas áreas farmacêutica e de diagnóstico. A empresa tem medicamentos para as áreas de oncologia, virologia, inflamação, metabolismo e SNC. A Roche é líder mundial em diagnóstico in vitro e no diagnóstico tecidual de câncer, e pioneira no tratamento do diabetes. Em 2010, a Roche tinha mais de 80 mil funcionários em todo o mundo, e investiu mais de 9 bilhões de francos suíços em P&D. O Grupo registrou vendas de 47,5 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é uma subsidiária integral do Grupo Roche. A empresa tem participação majoritária na Chugai Pharmaceutical, do Japão.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.