A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) está lançando o Programa de Profissionalização da Informática em Saúde – proTICS, com duas grandes iniciativas: Projeto de Capacitação Profissional e Processo de Certificação Profissional. Até o próximo dia 15 de fevereiro, a entidade promove uma consulta pública sobre uma série de documentos de referência, nos quais estão descritos os fundamentos, conceitos e todos os detalhes do proTICS. O programa, voltado para quem trabalha na área da saúde e/ou está buscando se especializar em Informática em Saúde, busca formar profissionais de TICS no Brasil.
A proposta do Projeto de Capacitação Profissional é fomentar e estimular a criação de novos cursos de graduação e, especialmente, pós-graduação na área de informática em saúde, que podem ser cursos curtos ou longos, presenciais ou à distância. Outro objetivo é colaborar com a definição do conteúdo mínimo e critérios de qualidade para o posterior credenciamento do curso no proTICS, obtendo o reconhecimento oficial da SBIS.
Por sua vez, o Processo de Certificação Profissional, que avalia a competência e experiência do informata, busca oferecer um certificado, um reconhecimento de sua sociedade científica, na forma de um Certificado Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (cpTICS).
Nas próximas semanas, a Comissão de Educação da SBIS estará trabalhando na elaboração das regras e questões da prova do cpTICS, que deve ser oferecido durante o próximo Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), previsto para ser realizado na primeira semana de dezembro deste ano.