A Siemens Healthcare, empresa de tecnologia em saúde, anunciou na última sexta-feira (4) a assinatura de um acordo com o serviço Health Information Exchange (HIE), da Mobile MD, provedora de soluções em TI. O serviço permite que os hospitais digitalizem os dados dos pacientes, que ficam disponíveis na “nuvem”, para toda comunidade de provedores, independentemente de fronteiras geográficas.
O acordo entre a Siemens Healthcare e a MobileMD promete diminuir o tempo e os custos em negócios em saúde. “A tecnologia é baseada em padrões para disponibilizar informações em tempo hábil para a nossa comunidade”, afirma Tom Pacek, chefe do setor de Tecnologia da Informação da companhia.
De acordo com informações da Siemens, quando os hospitais e os seus profissionais estiverem conectados através do MobileMD, será possível o diálogo entre as instituições da rede, que incluem a entrega de resultados de exames online, marcação de consultas entre outras solicitações. A solução reduzirá também o uso de papéis, telefone e fax, já que será possível acessar essas informações em qualquer lugar do mundo.
Para o CEO da Siemens Healthcare, John Glaser, a tecnologia MobileMD ajuda no gerenciamento de todos os passos do tratamento, que não deve ser responsabilidade dos pacientes e sim das empresas de saúde. “Os pacientes geralmente não deveriam precisar se preocupar com a logística que envolve o seu tratamento, já que eles esperam ser corretamente coordenados”, explicou.