home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
21/10/15
Sistemas de saúde se esforçam para serem eficientes e seguros
Conferência latino-americana acontece em São Paulo e é o principal evento de governança e cibermedicina, segurança e inovação
Da redação

Líderes na área de saúde na América Latina e especialistas internacionais se reunirão em São Paulo, no próximo mês, para discutir como a tecnologia pode melhorar o setor de saúde de maneiras nunca antes imaginadas. A conferência latino-americana da HIMSS, em associação com a ABCIS, ocorrerá no Grand HYATT São Paulo, no Brasil, nos dias 4 e 5 de novembro.

O evento discutirá como os serviços de saúde podem melhorar com o uso eficaz da tecnologia. Muitas vezes, os sistemas de TI necessários para fazer melhorias significativas são inadequados ou simplesmente não estão em vigor. Portanto, para coordenar um roteiro estratégico, um painel de líderes regionais discutirá como estabelecer governança para apoiar a troca de informações e como as agências governamentais podem reunir recursos para dar um enorme salto e fornecer os melhores serviços de saúde possíveis.

Jeremy T. Bonfini, vice-presidente executivo do setor de serviços globais da HIMSS comentou que “os sistemas de saúde estão sob pressão real para fornecer mais e melhores cuidados por menos. A única solução é tornar-se mais eficiente e isso exige sistemas de TI de classe mundial.”

Organizações e sistemas de saúde líderes irão compartilhar o seu progresso aos mais altos níveis de adoção de TI por meio de uma referência internacional chamado de Modelo de adoção de prontuário médico eletrônico (Electronic Medical Record Adoption Model, EMRAM). O objetivo será reconhecer o progresso tangível sendo feito e premiar as unidades de saúde que não apenas alcançam, mas excedem os padrões de qualidade e elevam o padrão do setor.

“A adoção de TI é apenas o primeiro passo. A segurança e a privacidade estão se tornando um grande desafio para as organizações de saúde. Casos de fraude de seguro de saúde, fraude de pagamento e roubo de identidade estão se tornando cada vez mais comuns à medida que os criminosos cibernéticos furtam dados de hospitais e seguradoras vulneráveis a taxas alarmantes. O primeiro campo de treinamento em cibersegurança da HIMSS América Latina vai preparar os diretores de informática para combater esses criminosos cibernéticos”, afirmou André Luiz de Almeida, presidente da ABCIS.

O campo de treinamento apresentará os resultados da primeira pesquisa sobre cibersegurança da América Latina para compreender melhor a prontidão da região no combate aos ladrões cibernéticos. Os participantes também receberão o certificado do campo de treinamento em cibersegurança da HIMSS América Latina ao final da conferência.
“Teremos a presença de Lisa Gallagher, vice-presidente do setor de soluções tecnológicas da HIMSS, uma especialista internacional dos EUA que está trabalhando com os hospitais na linha de frente das guerras cibernéticas, para apresentar as defesas mais recentes contra os ataques cibernéticos e violações resultantes dos dados de pacientes”, disse Bonfini.

A conferência latino-americana da HIMSS incluirá outra ação inédita, o Prêmio de Inovação em Saúde HIMSS da América Latina. Essa sessão apresenta a primeira série intensa de práticas inovadoras de saúde e inovações em saúde móvel. Os participantes inscritos das organizações governamentais e de saúde avaliarão cada demonstração e a aplicação que tiver melhor classificação receberá o Prêmio de Inovação em Saúde HIMSS da América Latina.

Como um belo final para a conferência de dois dias, ocorrerá a cerimônia do Prêmio de Inovações em Saúde HIMSS da América Latina, reconhecendo a excelência em sistemas de saúde inovadores em todo Brasil e na região.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.