home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
27/05/15
SNS irá treinar 900 peritos para combater depressão e suicídio
Saúde mental passará a ter apoio através de plataforma para smartphone
Filipe Sousa

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) irá, a partir de setembro, disponibilizar 900 peritos e uma ferramenta digital para tratamento de pacientes com depressão ligeira a moderada, anunciou a EUTIMIA – Aliança Europeia contra a Depressão em Portugal. 

A plataforma digital de autoajuda, que faz parte do projeto Primary Care Mental Health Sustained Capacity-Building for Depression and Suicidal Behaviour (PrimeDep), terá que ser prescrita pelo médico de família. A plataforma, que faz parte de um projecto da EUTIMIA, contará com oito módulos. Isso implica um tratamento com duração de oito semanas que, de acordo com o psiquiatra Ricardo Gusmão, dirigente da EUTIMIA, “responde às necessidades de 90% dos doentes com depressão nos cuidados de saúde primários”. 
A utilização desta plataforma necessita de prescrição do médico de família que deverá acompanhar o paciente. Esse acompanhamento poderá ser feito por um enfermeiro ou psicólogo dos cuidados de saúde primários, trabalhando em equipa. Ricardo Gusmão afirmou que, apesar de nem todos os utentes usarem smartphones e Internet, essa será uma ferramenta “de crescente importância”, com eficácia comprovada cientificamente. “As pessoas são chamadas a interagir com o smartphone ou o tablet e, desta forma, registar os resultados que são enviados para a pessoa que está a orientar este processo do tratamento”, explicou, acrecentando que “no fundo é uma psicoterapia adaptada à interação do individuo com ele próprio e com a ajuda de um terceiro”, disse.

O projeto vai colocar em treinamento 4300 profissionais dos cuidados de saúde primários (1700 médicos de família e 2435 enfermeiros, entre outros especialistas), mas apenas 900 serão considerados peritos em depressão. A plataforma deverá servir um milhão de utentes, dos quais se estima que 200 mil sofram de depressão. Os restantes deverão denotar patologias mentais comuns que utilizam os cuidados de saúde primários.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.