home notícias Tecnologias
Voltar Voltar
27/10/15
Soluções digitais trazem avanços para a gestão hospitalar
Evento Café UpToDate, promovido pela Wolters Kluwer, em Salvador (BA), mostrou cases que confirmam como o setor é um dos mais beneficiados com a evolução das soluções digitais
Cyda Brito

A relevância do uso de soluções digitais no processo de transformação da prática da medicina foi discutida nesta terça-feira (27), no hotel Sheraton da Bahia, em Salvador (BA), no evento Café UpToDate, promovido pela Wolters Kluwer, empresa líder mundial em produção, edição, publicação e serviços de informação. Na ocasião, foram exibidos cases de sucesso que confirmam como o setor de saúde se tornou um dos mais beneficiados com a evolução das soluções digitais.

O médico e consultor de informática em saúde, Cláudio Giuliano, destacou como o uso das tecnologias digitais podem impactar na gestão clínica e na melhoria de resultados. O especialista mostrou pesquisas e artigos científicos internacionais que demostram como o apoio a decisão clínica (ou clinical decision support – “CDS”) pode melhorar a prática clínica em até 68%.

Segundo o Dr. Claudio, ao oferecer uma troca segura e eficiente de informações entre instituições e profissionais, uma série de benefícios são garantidos, como qualidade de atendimento, redução de custos, aumento de segurança e agilidade, indicadores e um número maior de vidas salvas. “Quando bem utilizadas, as soluções digitais trazem considerados avanços na prática clínica e na gestão hospitalar”, realçou.

Durante a apresentação, o gerente de contas da Wolters Kluwer, Daniel Christiano, falou sobre o UpToDate, recurso de apoio a decisão clínica desenvolvido pela empresa, considerada líder global em serviços de informação. “O sistema UpToDate está integrado com os ‘Cinco Certos do CDS’: (1) informação correta, (2) para o profissional correto, (3) no formato de intervenção correto, (4) através do canal correto (5) no momento certo do processo/fluxo”, explicou.

Como case de sucesso local, foi citado o Hospital São Rafael, que utiliza a plataforma UpToDate desde 2008, além de outras soluções tecnológicas. De acordo com a coordenadora de ensino da unidade, Litza Gusmão, a instituição vem passando por importantes transformações na área de tecnologia de informação em busca de melhorias.

“Tenho 23 programas de residência médica, cursos de qualificação e de aperfeiçoamento, escolas técnicas com cursos de curta duração e longa duração. Então essas pessoas precisam ter acesso a essas bases, ao artigo mais recente sobre determinado conteúdo. Eu preciso prover essa base na minha instituição. Não é barato, mas nós consideramos um investimento importante”, disse.

Segundo a profissional, o processo de aculturação ainda é um problema. “O número de pessoas que efetivamente utilizam essa ferramenta ainda é pequeno, pois essa acessibilidade a dispositivos móveis é muito recente. Estamos trabalhando para que cada vez mais tenhamos um público maior de colaboradores - médicos, não médicos, assistência ou não assistência -, utilizando essas ferramentas que a gente entende como essenciais”.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.